Oposição síria suspende "participação formal" nas negociações de paz
A suspensão foi feita em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas que decorrem em Genebra
A oposição Síria suspendeu a sua "participação formal" nas negociações de paz em Genebra em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas, anunciou hoje o mediador da ONU.
"Estou ciente da intenção do Alto Comité das Negociações para suspender a sua participação formal nas negociações na sede da ONU para expressar a sua insatisfação com a deterioração da situação humanitária e cessação das hostilidades na Síria", disse o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura.
Os responsáveis do Alto Comité das Negociações manifestaram, no entanto, a sua intenção de permanecer em Genebra para as discussões técnicas", acrescentou.
O Alto Comité das Negociações, que inclui os principais representantes da oposição e dos rebeldes sírios, está aparentemente dividido entre os que querem deixar Genebra (principalmente os grupos armados) e os que não pretendem acabar com o processo de paz, iniciado em Janeiro sob os auspícios das Nações Unidas.
O coordenador da oposição, Riad Hijab, considerou hoje "inaceitável" prosseguir com as negociações, enquanto o regime de Damasco continuar a "bombardear e a fazer morrer de fome os civis", referindo-se a uma ofensiva militar contra a região de Aleppo, apesar da trégua.
O Alto Comité das Negociações exige a saída do Presidente sírio, Bashar al-Assad, no poder há 16 anos, enquanto o regime considera que o destino do chefe de Estado não é negociável.
A ONU negoceia a criação de um Governo de transição e uma nova Constituição, antes de organizar eleições presidenciais e legislativas em 2017.
Sobre a situação militar e humanitária na Síria, Steffano de Mistura disse que a trégua imposta a 27 de Fevereiro ainda se mantém "em muitas áreas".
"Mas os combates intensificaram-se e é preocupante. O acesso de ajuda humanitária ainda está a ser feito de uma forma muito lenta", acrescentou.
Já foram realizadas duas rondas de negociações na sede da ONU, mas sem resultados.
A terceira ronda começou no passado dia 13 e deve estar concluída até ao final da semana.
Edições do Dia
Boas leituras!