Secções
Entrar

Oposição síria suspende "participação formal" nas negociações de paz

18 de abril de 2016 às 20:05

A suspensão foi feita em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas que decorrem em Genebra

A oposição Síria suspendeu a sua "participação formal" nas negociações de paz em Genebra em protesto contra "a deterioração" da situação no país, mas continuará nas discussões técnicas, anunciou hoje o mediador da ONU.

"Estou ciente da intenção do Alto Comité das Negociações para suspender a sua participação formal nas negociações na sede da ONU para expressar a sua insatisfação com a deterioração da situação humanitária e cessação das hostilidades na Síria", disse o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura.

Os responsáveis do Alto Comité das Negociações manifestaram, no entanto, a sua intenção de permanecer em Genebra para as discussões técnicas", acrescentou.

O Alto Comité das Negociações, que inclui os principais representantes da oposição e dos rebeldes sírios, está aparentemente dividido entre os que querem deixar Genebra (principalmente os grupos armados) e os que não pretendem acabar com o processo de paz, iniciado em Janeiro sob os auspícios das Nações Unidas.

O coordenador da oposição, Riad Hijab, considerou hoje "inaceitável" prosseguir com as negociações, enquanto o regime de Damasco continuar a "bombardear e a fazer morrer de fome os civis", referindo-se a uma ofensiva militar contra a região de Aleppo, apesar da trégua.

O Alto Comité das Negociações exige a saída do Presidente sírio, Bashar al-Assad, no poder há 16 anos, enquanto o regime considera que o destino do chefe de Estado não é negociável.

A ONU negoceia a criação de um Governo de transição e uma nova Constituição, antes de organizar eleições presidenciais e legislativas em 2017.

Sobre a situação militar e humanitária na Síria, Steffano de Mistura disse que a trégua imposta a 27 de Fevereiro ainda se mantém "em muitas áreas".

"Mas os combates intensificaram-se e é preocupante. O acesso de ajuda humanitária ainda está a ser feito de uma forma muito lenta", acrescentou.

Já foram realizadas duas rondas de negociações na sede da ONU, mas sem resultados.

A terceira ronda começou no passado dia 13 e deve estar concluída até ao final da semana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela