Secções
Entrar

Mundial2022: Portugal 'tomba' pela primeira vez nos quartos de final

Lusa 10 de dezembro de 2022 às 17:19

Desta forma, e culpa de um tento solitário de Youssef En-Nesyri, aos 42 minutos, a formação das 'quinas' termina a oitava participação na prova, e sexta consecutiva, com o seu terceiro melhor registo de sempre.

Portugal 'tombou' este sábado pela primeira vez na sua história nos quartos de final de um Mundial de futebol, ao perder por Marrocos por 1-0, depois de ter superado a Coreia do Norte, em 1966, e a Inglaterra, em 2006.

REUTERS/Fabrizio Bensch

Desta forma, e culpa de um tento solitário de Youssef En-Nesyri, aos 42 minutos, a formação das 'quinas' termina a oitava participação na prova, e sexta consecutiva, com o seu terceiro melhor registo de sempre.

O melhor resultado de sempre da seleção lusa continua a ser o da estreia, no que foi a única vez em que conseguiu terminar no pódio.

Em Inglaterra, os 'magriços' lograram o pleno de triunfos na fase de grupos, perante Hungria (3-1), Bulgária (3-1) e o bicampeão em título Brasil (3-1), para, nos 'quartos', superarem a Coreia do Norte por 5-3, com um 'póquer' de Eusébio, melhor marcador da prova, com nove tentos, a virar de 0-3 para 4-3.

Nas meias-finais, a seleção lusa perdeu por 2-1 com a anfitriã Inglaterra, para 'desespero' de Eusébio, que saiu do relvado em lágrimas, para, no jogo de consolação, reagir e alcançar o 'bronze', com um triunfo por 2-1 face à União Soviética.

Em 2006, na Alemanha, os comandos do brasileiro Luiz Felipe Scolari, também ganharam os três jogos da fase de grupos (1-0 a Angola, 2-0 ao Irão e 2-1 ao México).

Nos oitavos de final, num jogo marcado por uma 'chuva' de cartões, Portugal venceu os Países Baixos por 1-0, com um tento de Maniche, e nos 'quartos', ganhou à Inglaterra (3-1 nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos), com Ricardo a parar três pontapés na 'lotaria'.

Nos dois últimos encontros, Portugal acabou por somar outros tantos desaires, primeiro com a França (0-1), nas meias-finais, e depois com a anfitriã Alemanha (1-3), no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.

O registo de 2022 entra para o terceiro lugar do pódio, num trajeto que arrancou com duas vitórias, face a Gana (3-2) e Uruguai (2-0), que garantiram desde logo o apuramento para os oitavos de final, pelo que o desaire com a Coreia do Sul (1-2), de Paulo Bento, já nada alterou.

A eliminar, Portugal começou com uma imponente goleada face à Suíça (6-1), com três golos de Gonçalo Ramos, que substituiu Cristiano Ronaldo no 'onze', mas, hoje, 'esbarrou' em Marrocos (0-1).

Nas restantes presenças, a seleção das 'quinas' ficou-se pelos oitavos de final em 2010 e 2018, caindo perante Espanha (0-1) e Uruguai (1-2), respetivamente, enquanto em 1986, 2002 e 2014 nem sequer logrou ultrapassar a fase de grupos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela