Secções
Entrar

MNE português e finlandês debatem amanhã adesão da Finlândia à NATO

12 de maio de 2022 às 16:38

A Rússia avisou hoje a Finlândia de que será forçada a tomar medidas de retaliação, "tanto técnico-militares como outras", se violar as suas obrigações jurídicas internacionais e aderir à NATO.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reúne-se amanhã, em Helsínquia, com o seu homólogo finlandês, Pekka Haavisto, para debater a adesão da Finlândia à NATO, anunciou esta quinta-feira o Governo português.

O encontro vai acontecer um dia depois de o Presidente e a primeira-ministra da Finlândia terem dito que são favoráveis à adesão do país à Aliança Atlântica, devendo o pedido ser anunciado oficialmente no próximo domingo em Helsínquia.

Segundo sublinhou o Presidente finlandês, Sauli Niinistö, a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) não será "contra ninguém", apesar de Moscovo ter alertado Helsínquia para as "consequências" em caso de candidatura.

A Rússia avisou hoje a Finlândia de que será forçada a tomar medidas de retaliação, "tanto técnico-militares como outras", se violar as suas obrigações jurídicas internacionais e aderir à NATO.

"A adesão da Finlândia à NATO causará sérios danos às relações bilaterais Rússia-Finlândia (...). A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto técnico-militares como outras, a fim de pôr termo às ameaças à sua segurança nacional que surjam a este respeito", lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

O secretário-geral da NATO, o norueguês Jens Stoltenberg, saudou a vontade demonstrada pela Finlândia em integrar a Aliança Atlântica, garantindo um processo de adesão "tranquilo" e rápido.  

Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou hoje que a adesão da Finlândia à NATO será "um passo histórico" que contribuirá para a segurança na Europa.

A formalização do pedido de adesão à NATO pela Finlândia deverá ser seguida em breve por um pedido da Suécia para também entrar na organização militar.

O encontro entre os chefes da diplomacia português e finlandês também servirá para debater assuntos bilaterais e a situação da invasão da Ucrânia pela Rússia.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no final do encontro, pelas 16h10 (14h10 em Lisboa), os dois ministros farão declarações sobre a reunião.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela