Secções
Entrar

Ministro da Economia: confiança está a crescer

30 de setembro de 2016 às 16:33

Caldeira Cabral citou dados do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que "há muito investimento a crescer e privados com confiança no país, o que é um bom sinal para a economia".

Caldeira Cabral falava no lançamento da "primeira pedra" do projecto de expansão da Prio Energy, no terminal de granéis líquidos do Porto de Aveiro, onde a Prio vai investir 11 milhões de euros para aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis e gás natural liquefeito.

"Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal mostram que o investimento empresarial, que cria emprego, cresceu neste semestre 7,7%, relativamente a igual semestre do ano passado e o investimento estrangeiro aumentou 70% na indústria transformadora, face a igual semestre do ano passado", indicou o governante.

Assim, "está a haver mais investimento privado, mais investimento empresarial do que no ano passado, o que demonstra maior confiança dos empresários", declarou.

Já quanto ao investimento público, o ministro admitiu que tem ficado aquém do desejável, o que explicou com a demora dos concursos e com situações de bloqueio dos fundos comunitários que o Governo tem vindo a resolver.

"Quando entrámos para o Governo não havia umpileline de projectos de investimento público que alimentasse o aumento do crescimento e por isso caiu. Por outro lado, muito dele é alavancado por fundos estruturais que estavam bloqueados, como os do PO-SUR, devido à transposição de uma directiva comunitária, o que resolvemos em quatro meses negociando com a Comissão Europeia", justificou.

O ministro da Economia aproveitou a deslocação à região de Aveiro para auscultar os empresários sobre o reforço da inovação e competitividade, durante um almoço debate promovido pela Associação industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).

Manuel Caldeira Cabral levou aos empresários "uma mensagem de confiança" e a explicação das políticas de mobilização dos fundos comunitários, com novos instrumentos de apoio ao investimento e à iniciativa empresarial, em articulação com as universidades e centros tecnológicos, casos dos programas Indústria 4.0, Capitalizar, Compet e Start-up Portugal.

A agenda do ministro incluiu ainda a visita a duas empresas, na zona industrial de Albergaria-a-Velha: a Durit, empresa nacional que desenvolve e produz ferramentas e peças especiais, em metal duro, e a Grohe, fábrica de torneiras do grupo alemão instalada em Portugal, que é responsável por cerca de 25% da produção total da marca.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela