Secções
Entrar

México interceta 1.608 migrantes de 38 países num único dia

09 de maio de 2022 às 07:57

Maioria dos migrantes vinham da América Central e do Sul . Agência governamental afirma que resgatou os migrantes "impedindo-os de serem vítimas de crimes e violações dos direitos humanos durante a passagem por território mexicano".

O Governo mexicano intercetou 1.608 migrantes de 38 países em apenas um dia em várias operações, incluindo 56 vindos do Brasil e nove de Angola, anunciou o Instituto Nacional de Migração (INM) no domingo.

A agência governamental disse que resgatou os migrantes na sexta-feira, "impedindo-os de serem vítimas de crimes e violações dos direitos humanos durante a passagem por território mexicano".

"Ao todo, 1.398 são adultos (424 mulheres e 974 homens) e 210 menores (82 mulheres e 128 homens), os quais estão sob a tutela e proteção do Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família", lê-se num comunicado do INM.

A maioria dos migrantes era da América Central e do Sul, com 357 pessoas provenientes da Guatemala, 296 das Honduras, 195 da Colômbia, 189 de Cuba, 113 da Nicarágua, 96 de El Salvador, 60 do Peru, 56 do Brasil e 55 da Venezuela.

Da lista constam ainda 29 pessoas das Comores, 19 do Haiti, 16 dos Estados Unidos e Etiópia, respetivamente, 14 das Filipinas, 13 de França, 11 do Equador e o mesmo número da Turquia.

Angola é o porto de origem de nove migrantes, Bolívia e Macedónia do Norte de sete, respetivamente, Índia de seis; Bangladesh de cinco; China e Lesoto de quatro, Bósnia Herzegovina de três; e Espanha, Jamaica, República Dominicana, Senegal e Guiné com 2 migrantes por país.

Nações como a Roménia, Geórgia, Belize, Togo, Bielorrússia, Camarões, Reino Unido e Costa do Marfim também entram para a lista com um migrante.

O INM, que está sob a tutela do Ministério do Interior, não esclareceu as razões pelas quais intercetou estes migrantes, nem especificou se estes se encontram no país de forma legal.

A maioria dos resgates, 374, ocorreu em Chiapas, um estado limítrofe da Guatemala, sendo que também houve uma elevada incidência de operações nos estados do norte da Baixa Califórnia (262) e Nuevo León (199).

As operações decorreram durante a digressão do Presidente mexicano Andrés Manuel Obrador pela América Central, onde esteve de quinta-feira a domingo para discutir a questão da migração.

Esta região está a registar um fluxo migratório recorde para os Estados Unidos, onde o Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras registou mais de 1,7 milhões de imigrantes indocumentados na fronteira com o México no ano fiscal de 2021, que terminou a 30 de setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela