Secções
Entrar

Juiz do processo de Ricardo Salgado candidatou-se ao Tribunal da Relação

11 de novembro de 2021 às 20:16

Entre os juízes que concorreram encontra-se ainda Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que teve a seu cargo a decisão do processo Operação Marquês.

O juiz Francisco Henriques, que preside ao coletivo responsável pelo julgamento do antigo banqueiro Ricardo Salgado, integra a lista de candidatos às 40 vagas abertas pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) para os Tribunais da Relação.

Segundo o despacho provisório de admissão e exclusão dos concorrentes à segunda fase do 10.º concurso curricular de acesso, o juiz do Juízo Central Criminal de Lisboa surge na 24.ª posição entre os 80 concorrentes admitidos para esta etapa do processo.

Entre os juízes que concorreram encontra-se ainda Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que teve a seu cargo a decisão do processo 'Operação Marquês' e está agora com a instrução do processo do caso GES, tendo sido colocado no 12.º lugar.

Francisco Henriques, Ivo Rosa e os demais candidatos têm "até ao próximo dia 15 de novembro de 2021 prazo para se pronunciarem em sede de audiência de interessados", de acordo com a nota divulgada na quarta-feira pelo CSM.

O resultado do concurso será decidido por um júri presidido pelo vice-presidente do CSM, juiz conselheiro José Sousa Lameira. A tomada de posse como juízes desembargadores nos Tribunais da Relação tem efeito a partir de setembro de 2022.

O julgamento de Ricardo Salgado - no qual responde por três crimes de abuso de confiança devido a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês - estava já na reta final, com a próxima sessão inicialmente marcada para dia 25 deste mês, na qual estava prevista a audição por videoconferência da última testemunha, o suíço Jean-Luc Schneider, e as alegações finais do Ministério Público e dos advogados.

No entanto, fonte ligada à defesa do antigo banqueiro confirmou à Lusa que a sessão foi adiada para dia 06 de janeiro, uma vez que o tribunal só enviou a carta rogatória para notificação da testemunha às autoridades suíças em outubro e esta tem de cumprir diversos procedimentos burocráticos, mesmo tendo sido solicitada pelos advogados em junho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela