Secções
Entrar

Falta de recursos humanos na PSP "é evidente", diz ministra

Lusa 12 de fevereiro de 2025 às 12:49

Margarida Blasco está a ser ouvida na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, direitos, Liberdades e Garantias.

A ministra da Administração Interna disse hoje que a falta de recursos humanos na PSP "é evidente", sendo necessário "desenvolver um conjunto de procedimentos" para apostar no recrutamento e na atratividade da carreira policial para "inverter a pirâmide".

Tiago Petinga/Lusa

"A desertificação das forças é evidente. Vamos ter de desenvolver um conjunto de procedimentos, apostar no recrutamento e na atratividade da carreira para inverter essa pirâmide", afirmou Margarida Blasco na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvida.

A ministra afirmou que, no âmbito das negociações que estão a decorrer com os sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR, a questão da falta de elementos nas forças de segurança e as formas para captar mais jovens vão estar em análise.

Como exemplo da falta de recursos humanos na PSP, a ministra indicou que em todo o país existem 16 subcomissários e atualmente a Polícia de Segurança Pública tem um efetivo de entre 19.000 e 20.000.

A governante disse que 60% dos polícias da PSP tem mais de 40 anos.

Nesse sentido, defendeu que "há que fazer rapidamente um rejuvenescimento de toda a instituição no sentido de captar jovens porque a média etária é efetivamente muito elevada".

Margarida Blasco indicou que neste momento está a decorrer na escola de polícia um curso de formação de agentes com cerca 470 formandos e em breve será aberto um novo concurso para 800 novos agentes.

Também na GNR vão terminar em março o curso de guardas 400 militares.

A ministra deu também conta aos deputados da iniciativa que vai permitir reforçar a autoridade das forças de segurança "e promover o agravamento do quadro sancionatório penal nos crimes praticados contra estes profissionais".

Segundo a ministra, uma média de 2.100 polícias são agredidos anualmente e o Relatório Anual de Segurança Interna registou "um aumento significativo" de agressões contra elementos das forças de segurança.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela