Secções
Entrar

Duarte Cordeiro é o novo vice-presidente da Câmara de Lisboa

07 de abril de 2015 às 12:16

O vereador socialista assume assim o lugar que era de Fernando Medina, novo presidente do município

O vereador da Higiene Urbana e Estruturas de Proximidade da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro (PS), vai suceder a Fernando Medina na vice-presidência do município, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial da autarquia.

 

De acordo com a mesma fonte, João Paulo Saraiva - do movimento Cidadãos por Lisboa (eleito nas lista socialista) - assume a pasta das Finanças, pelouro que era assumido por Fernando Medina, que tomou, na segunda-feira, posse como presidente da Câmara de Lisboa.

 

Fernando Medina sucedeu a António Costa à frente da Câmara de Lisboa, que deixou o cargo para se concentrar na sua candidatura a primeiro-ministro. Medina era, desde as eleições autárquicas de 2013, vice-presidente da Câmara e responsável pelas pastas das Finanças, dos Recursos Humanos e do Turismo.

 

Com a entrada de João Paulo Saraiva, o executivo municipal - de maioria socialista - passa a contar com três vereadores do movimento Cidadãos por Lisboa, incluindo o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, e a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques.

 

A Câmara é ainda composta por seis vereadores do PS (aos quais acresce o presidente e o vice-presidente), três do PSD, dois do PCP e um do CDS-PP.

 

O movimento Cidadãos por Lisboa é liderado por Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.

 

Em declarações à agência Lusa, Duarte Cordeiro disse ser com um "enorme sentido de responsabilidade" que aceita o convite feito por Fernando Medina para assumir o cargo de vice-presidente, que, a seu ver, "tem como principal objectivo suportar o presidente e manter um espírito de equipa neste executivo".

 

"É reforçar um papel que já vinha a ser assumido, em parte, uma vez que tinha a responsabilidade de acompanhar a Assembleia Municipal e de contactar com todos os elementos do executivo por ter esse papel", adiantou o autarca socialista.

 

Duarte Cordeiro referiu que manterá os pelouros que estavam sob a sua alçada, a Higiene Urbana e as Estruturas de Proximidade, "um conjunto de áreas extenso" que considerou serem cruciais para a cidade.

 

Falando na melhoria das condições de circulação e na "modernização" da nova orgânica dos serviços municipais, Duarte Cordeiro salientou que a manutenção da cidade está "no topo das prioridades" do executivo, de forma a ir "mais ao encontro das expectativas dos lisboetas".

 

Relativamente ao pelouro das Finanças do município, disse ficar "muito bem entregue" a João Paulo Saraiva.

 

"Há várias formas de nos organizarmos e estou convicto de que o João Paulo Saraiva terá todas as capacidades para desenvolver um bom trabalho", sustentou Duarte Cordeiro, adiantando que já houve situações em que o vice-presidente do município não tinha a área das Finanças, como quando Manuel Salgado, actual vereador do Urbanismo, assumiu essa função (no mandato anterior).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela