Secções
Entrar

Costa e Rio apostam na região centro, um no interior e outro mais no litoral

21 de janeiro de 2022 às 08:34

Partidos vão estar espalhados pelo país, no sexto dia de campanha.

Ao sexto dia de campanha para eleições legislativas antecipadas, o secretário-geral do PS e o presidente do PSD apostam ambos na região Centro, mas António Costa vai andar pelo interior enquanto Rui Rio escolheu o litoral.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, começa o dia em Lisboa, com um encontro com apoiantes independentes, mas depois o destino da caravana socialista é a zona centro, parando primeiro na Guarda, onde tem prevista uma ação de contacto com a população e um comício, seguindo depois para Castelo Branco.

O presidente do PSD realiza de manhã um exame médico devido ao problema do sangramento do nariz que o afetou na quinta-feira e cancelou a agenda da parte de manhã na Figueira da Foz.

Rui Rio terá um almoço privado com os candidatos pelo distrito de Coimbra, na Figueira da Foz, e à tarde terá contacto com a população e comércio local em Coimbra, onde tem marcada uma sessão sob o mote "Conversas centrais sobre ambiente".

Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, também vai passar por Coimbra, mas só à noite para um comício. Antes disso, tem prevista uma visita à Unidade de Saúde Familiar da Baixa, em Lisboa, seguindo depois para Leiria, onde visita uma escola.

Pela CDU, João Oliveira ruma ao sul do país e começa o dia em Sines junto da população. Já no Algarve, a tarde será dedicada a uma tribuna pública sobre o direito à habitação e a noite a um comício em Faro.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai estar pelo norte do país e visita o Mercado do Bolhão, no Porto. À tarde, tem marcado um encontro com empresários e com o presidente da Associação de Bares da zona histórica da cidade, e termina o dia com um jantar-comício em Vila Nova de Gaia.

Já a porta-voz do PAN, visita a as Alagoas Brancas, no Algarve, e segue para Portimão para uma reunião com a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, para falar sobre o reforço dos meios de saúde.

Inês de Sousa Real tem ainda prevista uma ação de contacto com a população em Portimão e à noite participa numa sessão digital dedicada à apresentação das candidaturas de Bragança e Portalegre.

Da parte da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo continua por Lisboa e Vale do Tejo, desta vez na margem sul. De manhã, vai estar no 'campus' da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e à tarde em Setúbal, onde visita a Associação Empresarial da Região de Setúbal e o Instituto Politécnico.

O dia termina de volta a Lisboa, com uma ação de rua junto ao Mercado da Ribeira.

André Ventura, do Chega, começa o dia mais cedo do que habitual, com um almoço-comício em Viana do Castelo, e termina com o habitual jantar-comício, hoje em Guimarães.

Também a norte, Rui Tavares, cabeça de lista do Livre pelo círculo eleitoral de Lisboa, visita uma sapataria ecológica em Braga e depois segue para Aveiro, para uma visita ao Departamento de Oceanografia da Universidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para 30 de janeiro na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade, que teve apenas votos a favor do PS e a abstenção do PAN.

Esta é a 17.ª vez que os portugueses são chamados a votar em legislativas em democracia, contando com as eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975.

Além de PS, PSD, BE, CDU (PCP/PEV), CDS-PP, PAN, Chega, Iniciativa Liberal e Livre - partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas de outubro de 2019 -, concorrem às eleições de 30 de janeiro outras 12 forças políticas, num total de 21.

Os outros partidos concorrentes são: Aliança, Ergue-te (ex-PNR), Alternativa Democrática Nacional (ex-PDR), PCTP-MRPP, PTP, RIR, MPT, Nós, Cidadãos!, MAS, JPP, PPM e Volt Portugal, que se estreia em legislativas.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela