Secções

Canções de Sérgio Godinho ganham nova vida

04 de julho de 2018 às 07:26

O músico vai actuar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa entre quinta-feira e domingo. Em palco vão estar mais de 30 músicos.


O músico Sérgio Godinho faz esta semana uma temporada de concertos no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, com as canções a ganharem mais uma vida e novos arranjos para a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

1 de 4
Foto: Micaela Neto
Foto: Micaela Neto
Foto: Micaela Neto
Foto: Micaela Neto

A convite do teatro municipal, Sérgio Godinho vai actuar entre quinta-feira e domingo pela primeira vez com aquela orquestra, sob a direcção do maestro Cesário Costa, e acompanhado da banda habitual, num cruzamento entre o universo da música popular, de intervenção, e a música clássica.

Em palco estarão mais de 30 músicos, entre instrumentistas da orquestra, o pianista Filipe Raposo — que assina os novos arranjos –, os músicos dos Assessores, e um repertório de quatro décadas de vida na música portuguesa.

"Há sempre vidas sucessivas nas canções e isso é algo que me estimula e empolga", disse Sérgio Godinho, 72 anos, à agência Lusa, antes do primeiro ensaio com a orquestra. Nos concertos poder-se-ão ouvir temas do álbum mais recente, "Nação Valente", como "Grão da mesma mó" e "Mariana Pais", e canções que o músico quis "resgatar da estante, desempoeirá-las", como "Deusa do amor" e "Velho samurai".

As canções ganham intensidade e espessura quando se juntam as cordas, as madeiras, as percussões e, em alguns casos, as vozes dos instrumentistas. O público "irá descobrir aspectos novos dessas músicas", disse à agência Lusa o maestro Cesário Costa.

"Todas as canções contam uma história diferente e o desafio em cada uma das canções é passar uma emoção diferente para o público. (…) É sempre um trabalho de procura de uma nova sonoridade única", explicou.

Além da orquestra e de Filipe Raposo, Sérgio Godinho estará acompanhado pelos músicos Nuno Rafael, Miguel Fevereiro, Nuno Espírito Santo, João Cardoso e Sérgio Nascimento.

Depois desta temporada, Sérgio Godinho voltará a sair do registo habitual em dois outros momentos: a 27 de Julho em Matosinhos, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, e a 30 de Julho com a Banda Filarmónica Simão da Veiga, da Casa do Povo de Lavre (Montemor-o-Novo).

No ano passado, a Orquestra Metropolitana de Lisboa fez uma temporada semelhante no mesmo teatro municipal, com o fadista Camané.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela