Secções
Entrar

Bombeiros pedem que máscaras com 20 anos sejam substituídas na Figueira da Foz

02 de junho de 2021 às 18:08

ANBP e SNBP pedem abertura de nova recruta devido ao envelhecimento dos profissionais e que guarnições de viaturas não estejam incompletas.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) reclamaram hoje à Câmara da Figueira da Foz um reforço do investimento no corpo de Bombeiros Sapadores da cidade.

Em comunicado conjunto, estas organizações apelam à autarquia da Figueira da Foz para que "olhe para a sua Companhia de Bombeiros Sapadores com a estratégia e a vontade política necessárias ao reforço do investimento", tanto ao nível do recrutamento como da aquisição de meios materiais.

Em causa, acrescentam, está a necessidade de "melhorar as condições em que os operacionais desempenham a sua missão de salvar vidas e bens" neste município do distrito de Coimbra, cuja Câmara é presidida por Carlos Monteiro.

A ANBP e o SNBP defendem "uma política, por parte da Câmara Municipal, que consagre a valorização da corporação e dos seus profissionais, dando-lhes os meios indispensáveis ao exercício da sua missão, para um melhor socorro aos cidadãos".

"A Companhia (...) debate-se há vários anos com a falta de efetivos, dispondo atualmente de apenas 32 bombeiros, com média de idades superior a 40 anos", referem.

As duas entidades exigem que a Câmara "desenvolva todo o processo concursal para a abertura de uma nova recruta", a fim de "evitar saídas para ocorrências de socorro com guarnições de viaturas incompletas que comprometem o socorro e a segurança dos bombeiros".

A unidade, segundo a nota, enfrenta também "falta de meios materiais, os quais são indispensáveis não só para a intervenção adequada no teatro de operações, mas sobretudo na proteção e segurança dos próprios bombeiros".

Como "exemplos da falta de investimento", é referido "o equipamento de proteção individual (EPI) obsoleto e desgastado, nomeadamente o de combate em incêndios florestais", a que se juntam "peças faciais (máscaras) já com mais de 20 anos de uso, utilizadas no combate em incêndios urbanos e industriais".

A ANBP e o SNBP alertam ainda para a "necessidade de veículo escada para o combate em incêndios urbanos e industriais, tal como se constatou no passado dia 28 de abril, no incêndio urbano em oficinas, tendo sido solicitados veículos escadas a corporações de concelhos vizinhos" da Figueira da Foz.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela