Secções
Entrar

Acionistas da Mota-Engil elegem Paulo Portas para Conselho de Administração

Lusa 30 de janeiro de 2023 às 18:56

Para este mandato, que começou em 2021 e termina em 2023, foram eleitos para o Conselho de Administração João Pedro dos Santos Dinis Parreira, José Carlos Barroso Pereira Pinto Nogueira e Paulo Sacadura Cabral Portas.

Os acionistas da Mota-Engil elegeram esta segunda-feira Paulo Portas para o Conselho de Administração do grupo, tendo este órgão designado Carlos Mota dos Santos como novo presidente executivo (CEO) do grupo, segundo dois comunicados ao mercado.

Carlos Barroso/Lusa

Na informação, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indicou que "foi aceite a renúncia como membro do Conselho de Administração da Sociedade, para o mandato em curso", entre 2021 e 2023, Xiangrong Wang, tendo sido para este mandato eleitos para o Conselho de Administração João Pedro dos Santos Dinis Parreira, José Carlos Barroso Pereira Pinto Nogueira e Paulo Sacadura Cabral Portas.

A Mota-Engil indicou ainda que "por deliberação do Conselho de Administração, na reunião realizada em 30 de janeiro de 2023 foram designados para a Comissão Executiva", para o triénio em curso, 2021-2023, Carlos António Vasconcelos Mota dos Santos (Chief Executive Officer, CEO), Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota (Deputy-Chief Executive Officer),  Xiao Di, João Pedro dos Santos Dinis Parreira e José Carlos Barroso Pereira Pinto Nogueira (Chief Financial Officer, ou seja, administrador com o pelouro financeiro).

De acordo com outro comunicado remetido pela empresa, foram hoje "aprovados todos os pontos" desta assembleia-geral, incluindo "a proposta de nomeação dos novos membros para o Conselho de Administração", com Carlos Mota dos Santos "eleito presidente do Conselho de Administração e Chief Executive Officer".

Assim, na assembleia-geral "estiveram presentes representantes de 74,76% do capital social da empresa, tendo todos os pontos sido aprovados por votações favoráveis superiores a 97,58% dos votos emitidos na Assembleia".

Foi ainda aprovada "a fixação do montante da caução a prestar pelos membros do Conselho de Administração" e a "aprovação, para o mandato em curso, da fixação em dezassete membros" para este órgão de gestão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela