Sábado – Pense por si

Voltaram os 'anjos' da Victoria´s Secret

O famoso desfile regressou à passarela, numa abordagem mais inclusiva com modelos trans, plus size e acima dos 50.

Depois de uma paragem de seis anos, a famosa marca norte-americana de lingerie, voltou às passarelas em mais um Victoria's Secret (VS) Fashion Show. As angels, como Tyra Banks, a primeira modelo negra da VS, Gigi e Bella Hadid ou Behati Prinsloo, encantaram o público, com uma nova abordagem.

Num sinal de maior inclusão e contrariando o estereótipo da VS, desfilaram modelos plus size, como Ashley Graham e Paloma Elsesser. O evento contou ainda com a primeira modelo trans, a brasileira Valentina Sampaio, e com modelos acima dos 50 anos: Kate Moss, que desfilou ao som de I Love Rock N' Roll, a francesa Carla Bruni, de 56 anos, e a checa Eva Herzigova, de 51. Cher encerrou o espetáculo, cantando Do You Believe in Life After Love?, e Tyra Banks, outro ícone dos anos 90 e atualmente modelo plus size, fechou a passarela.

O primeiro Victoria’ Secret Fashion Show foi em 1995 e o último em 2018, em Nova Iorque. Diversos fatores contribuíram para o seu cancelamento, como as críticas sobre a falta de representatividade e inclusão no evento, e com o aumento do debate sobre a aceitação do corpo e a imposição de determinados padrões de beleza, quase inalcançáveis de forma saudável.

Tópicos Victoria Secret

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.