Sábado – Pense por si

"Uma tragédia inimaginável". Aubrey Plaza reage à morte do marido

Jeff Baena tinha 47 anos e foi encontrado sem vida em casa. A atriz e o marido estavam juntos há 14 anos.

A atriz norte-americana Aubrey Plaza e a família do marido emitiram um comunicado sobre a morte deste último, encontrado sem vida no dia 3 de janeiro. 

Aubrey Plaza e Jeff Baena
Aubrey Plaza e Jeff Baena Chris Pizzello/AP

Jeff Baena era realizador e argumentista e morreu por suicídio, de acordo com a imprensa. Tinha 47 anos. 

Numa declaração em conjunto emitida segunda-feira, 7, a atriz e a família de Jeff Baena consideram a morte do realizador "uma tragédia inimaginável", agradecendo o apoio e pedindo privacidade. "Estamos muito gratos a toda a gente que ofereceu o seu apoio. Por favor respeitem a nossa privacidade durante este tempo".

Jeff Baena ficou conhecido pelo seu trabalho de comédia, incluindo a co-criação do guião do filme Os Psico-Detetives de 2004 e a realização dos filmes A vida depois de Beth de 2014 e A Comédia dos Pecados de 2017, ambos protagonizados por Aubrey Plaza. O casal começou a namorar em 2011 e casaram-se uma década depois durante a pandemia, celebrando o seu aniversário de dez anos. 

Antes da morte do seu marido, Aubrey Plaza iria apresentar um prémio na 82ª edição dos Globos de Ouro, que ocorreu na madrugada de segunda-feira. Durante a cerimónia, o realizador do filme O Brutalista Brady Corbet, prestou homenagem a Jeff Baena ao aceitar o prémio de Melhor Realizador. "Finalmente, esta noite, o meu coração está com Aubrey Plaza e com a família de Jeff". 

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres