Sábado – Pense por si

O polémico herdeiro do trono Japão que é especialista em peixes

Sónia Bento
Sónia Bento 19 de novembro de 2020 às 13:23

A monarquia mais antiga e obsoleta do mundo já tem um herdeiro. Akishino, irmão do imperador Naruhito, é extrovertido, imbatível no ténis e gosta de Beatles.

Depois de adiada durante largos meses por causa da pandemia, no passado dia 8, realizou-se a cerimónia de proclamação do príncipe Akishino, de 54 anos, irmão mais novo do Imperador Naruhito, de 60, como primeiro na linha de sucessão ao milenário trono do Crisântemo. No ano passado, o ex-imperador Akihito, de 86 anos, abdicou em favor do filho mais velho, por motivos de saúde. Naruhito, casado com a imperatriz Masako, conhecida como a princesa triste, só tem uma filha, Aiko, de 18 anos, que não pode ser herdeira do trono, sendo assim o irmão do imperador.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.