Sábado – Pense por si

Mako. Era uma vez uma princesa que renunciou a um milhão de euros

Sónia Bento
Sónia Bento 26 de outubro de 2021 às 20:00

Na família imperial japonesa, as mulheres que se casam com plebeus são obrigadas a abandonar a instituição. Mako perdeu o título de princesa e abdicou do dote e das joias.

A princesa Mako do Japão, sobrinha do imperador Naruhito, acaba de perder o seu estatuto real ao casar-se com o plebeu, Kei Komuro, com quem namorava desde a universidade. Depois de anos de críticas a esta relação – que deixou a neta mais velha do imperador emérito Akihito e da imperatriz Michiko com problemas de saúde mental – o casal revelou esta terça-feira, numa conferência de imprensa, num hotel em Tóquio, que se haviam casado, recusando responder às perguntas dos jornalistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.