Sábado – Pense por si

Há 30 anos, Filipe de Edimburgo queria ser um "vírus letal"...

Sónia Bento
Sónia Bento 01 de abril de 2020 às 12:47

O marido de Isabel II cometeu umas das suas gafes ao dizer uma piada profética e macabra

As peculiares gafes sempre foram uma característica do especial sentido de humor de Filipe de Edimburgo, que completa 99 anos a 10 de junho. Uma dessas gafes foi proferida há quase 30 anos e provocou um choque na época. Hoje parece ainda mais perturbadora, numa altura em que o mundo está de quarentena por causa do coronavírus. "Se eu tivesse de reencarnar, gostaria de ser um vírus letal para eliminar a superpopulação. O aumento da população humana é a ameaça mais séria para o planeta", disse o pai do príncipe Carlos durante uma conferência de imprensa com o Deutsche Press Agentur, em 1988. Na época, a frase foi registada como uma das suas piadas, mas hoje ressoa como algo macabro e profético.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.