Sábado – Pense por si

Data de morte de mulher de Gene Hackman estava errada

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de março de 2025 às 18:39
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Novos detalhes sobre o caso Gene Hackman apontam que a data definida pela médica legista não estava correta e que Betsy Arakawa terá morrido depois de 11 de fevereiro.

O ator Gene Hackman e a pianista Betsy Arakawaforam encontrados mortos, no final de fevereiro, na sua casa em Santa Fé, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. O casosurgiu envolto em mistérioe há ainda novos detalhes a serem acrescentados à investigação sobre o que terá acontecido nas últimas semanas do casal. O mais recente surge depois de um médico que trabalha na clínica onde o casal era seguido ter informado que recebeu uma chamada de Arakawa a 12 de fevereiro, apesar da médica legista ter dito que a data de morte da pianista teria sido a 11 de fevereiro. O médico informou ainda que semanas antes a mulher não se queixou de qualquer problema respiratório, apesar da autópsia ter mostrado que morreu devido a um vírus repiratório.

Ralph Dominguez/MediaPunch /IPX

Segundo as novas informações, a pianista que morreu aos 65 anos terá ligado para a clínica a 12 de fevereiro. O pessoal da clínica refere que tentou ligar de volta, mas a mulher do ator deixou de responder às chamadas, revelou o médico que acompanhava o casal em declarações ao Daily Mail. Josiah Child, o dono da clínica Cloudberry Health em Santa Fé, no Novo México, afirmou ao jornal britânico: "A senhora Hackman não morreu a 11 de fevereiro, porque ligou para a minha clínica a 12 de fevereiro". "Ligou umas semanas antes da morte para falar sobre um eletrocardiograma para o marido e marcou uma consulta para ela para 12 de fevereiro", explicou o médico, sublinhando que nenhum apareceu às consultas marcadas.

"A consulta não era para nada relacionado ao hantavírus. Tentámos ligar-lhe algumas vezes mas não obtivemos resposta", informou Child. Betsy Arakawa, de 65 anos, morreu de hantavírus, uma doença transmitida por roedores. O hantavírus apresenta-se como uma doença semelhante à gripe, com sintomas como febre, dores musculares, tosse, por vezes vómitos e diarreia, que podem evoluir para falta de ar e insuficiência cardíaca ou pulmonar. Mas Childs assegura que a pianista não se queixou de qualquer sintoma respiratório que pudesse indicar estar à procura de tratamento médico para o hantavirus.

O ator americano Gene Hackman, morreu, aos 95 anos, de causas naturais, provavelmente cerca de uma semana após a sua mulher, revelou a autópsia da médica legista Heather Jarrell, que calculou que o ator de Mississippi em Chamas morreu a 18 de fevereiro. Hackman sofria de Alzheimer.

Gene Hackman foi nomeado cinco vezes para os Óscares, protagonizou dezenas de filmes e é um dos artistas mais respeitados e homenageados da indústria. Venceu um Óscar para Melhor Ator com o filme Os Incorruptíveis Contra a Droga em 1972 e outro como Melhor Ator Secundário em Os Imperdoáveis, em 1993.

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.