Sábado – Pense por si

PASSATEMPOS

Descubra os novos desafios da SÁBADO

JOGAR ›

Ator Nuno Lopes vai a julgamento em janeiro por acusação de violação

As mais lidas

Ator está acusado de drogar e violar a cineasta norte-americana A. M. Lukas.

O ator Nuno Lopes vai a julgamento a 11 de janeiro de 2027, nos Estados Unidos. Em causa está a acusação de A.M. Lukas, argumentista e cineasta norte-americana, de que o português a drogou e violou. Nuno Lopes afirma-se inocente.

Nuno Lopes foi acusado de violação
Nuno Lopes foi acusado de violação Duarte Roriz/CM

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo , que teve acesso ao processo. O jornal adianta ainda que o ator está "satisfeito com a definição de uma data para o julgamento" e que "acima de tudo, deseja que este processo chegue ao fim e que possa deixar este capítulo para trás, com a sua inocência provada", de acordo com declarações da assessoria do ator.

O caso remonta a 2006, quando os dois se conheceram no Festival Tribeca, em Nova Iorque. Segundo o processo judicial instaurado em novembro de 2023 por A.M. Lukas, Nuno Lopes terá alegadamente drogado a cineasta e, depois, tido sexo com penetração, sem consentimento, e com a alegada vítima a indicar estar semiconsciente, com capacidades motoras e de comunicação limitadas. Nuno Lopes recusa as acusações. 

No ano passado, a defesa do ator pediu um julgamento sumário, ou seja, um processo mais simples e rápido, justificando que a informação dos diários de A.M. Lukas - que constituem prova - demonstra que a relação foi consensual. O pedido foi recusado. 

Já a 8 de outubro, decorreu uma conferência com ambas as partes, de modo a chegar a um acordo, mas tal não foi possível. 

Artigos Relacionados