As polémicas com as sogras e noras na Casa Real

As polémicas com as sogras e noras na Casa Real
João Carlos Silva 26 de maio de 2018

Os sinais de tensão entre a Rainha Emérita e Letizia são gritantes, mas ela também não teve uma vida fácil com a mãe de Juan Carlos.

Apenas há menos de três anos, a Rainha Emérita de Espanha e a Rainha Letizia admitiram o que todos os súbditos já tinham percebido há muito: eram "de pólos opostos". Mais exactamente, Sofia disse: "Somos completamente opostas." Para acrescentar de imediato: "Mas os pólos opostos atraem-se...". Letizia reforçou: "Somos duas Espanhas completamente distintas." E depois juntou o toque de gentileza: "Duas formas diferentes de fazer bem as coisas."

O episódio de Domingo de Páscoa, em que Letizia terá tentado impedir que a sogra fosse fotografada em público com as suas filhas, à saída da missa na Catedral de Palma de Maiorca, transformou-se num caso nacional, num embaraço real - e sugere que os pólos estão ainda mais opostos, ainda que no passado fim-de-semana as duas tenham surgidos juntas e bem-dispostas. O facto é que a coroa espanhola tem um historial de pequenos e grandes choques entre sogras e noras - e Sofia é até um bom exemplo disso.
Pilar Eyre, jornalista espanhola autora de quase duas dezenas de livros, muitos deles sobre a família real e também sobre o regime de Franco, publicou em 2010 María la Brava, uma biografia de María de las Mercedes de Borbón, a mãe do Rei Emérito Juan Carlos, na qual abundavam as histórias de conflitos com a nora. A decisão política do ditador Francisco Franco, que lhe negou o título de Rainha, não há-de ter facilitado as coisas (só na morte, no ano 2000, com quase 90 anos, teve finalmente honras de Rainha).

María de las Mercedes casou em 1935 com Juan de Borbón, conde de Barcelona, que era o sucessor dos direitos do pai, o Rei Alfonso XIII, e como tal pretendente ao trono. Mas o ditador só havia de reconhecer esse direito ao filho Juan Carlos em 1969, quando a família vivia exilada no Estoril, na Villa Giralda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login