Secções
Entrar

Palácio de Buckingham acusado de discriminação racial na contratação de funcionários

Leonor Riso 02 de junho de 2021 às 19:07

Imigrantes ou estrangeiros eram impedidos de desempenhar funções administrativas, mas não domésticas, até pelo menos ao fim dos anos 60.

Até pelo menos ao fim dos anos 60, os imigrantes ou estrangeiros eram impedidos de desempenhar funções administrativas no Palácio de Buckingham, para a família real britânica. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo jornal britânicoThe Guardian, com base em documentos encontrados no Arquivo Nacional. 

Richard Pohle/Pool via REUTERS

Funções como as de secretariado eram negadas a pessoas com base na sua etnia. Em 1968, o gestor financeiro de Isabel II informou os funcionários que "não era, de facto, prática escolher imigrantes de cor ou estrangeiros" para funções administrativas, mas podiam trabalhar em tarefas domésticas. 

Nos anos 70, o parlamento britânico acançou para leis contra a discriminação racial ou de género. Contudo, foram criadas excepções para a família real através de um mecanismo chamado "consentimento da Rainha", um procedimento parlamentar através do qual a monarca influencia o conteúdo das leis do Reino Unido. Desta forma, uma pessoa que se tivesse sentido discriminada não podia recorrer à Justiça. 

Segundo oThe Guardian, não se sabe quando é que esta excepção caiu. O Palácio de Buckingham tem registos que revelam a contratação de pessoas de minorias étnicas nos anos 90. Segundo a mesma fonte, antes dessa altura não se incluía informação acerca da etnia dos funcionários. 

Numa entrevista dada em março, Meghan Markle, duquesa de Sussex e mulher do príncipe Harry, afirmou que um membro da família real tinha expressado preocupações sobre "quão escura" seria a pele de Archie, o primeiro filho do casal. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela