"Pelo mundo inteiro sentiu-se um grande amor pela rainha", disse Carlos III
O rei Carlos III faz o seu primeiro discurso à nação a partir do Palácio de Buckingham. "Ela fez sacrifícios pelo dever e a sua devoção ao povo nunca foi abalada", recorda o filho de Isabel II.
"Pelo mundo inteiro sentiu-se um grande amor pela rainha", disse Carlos III.
Referindo o seu sentido de humor, Carlos III "honra o legado" da mãe e diz que "partilha com todos" o sentimento de perda por Isabel II.
O rei lembra que apesar da morte do símbolo que era a sua mãe, "a monarquia tem de continuar" e que lhe cabe agora continuar a tradição e compromete-se a "fazer cumprir os princípios constitucionais". "Espero servir-vos com lealdade e amor, como sempre fiz ao longo da vida", assegurou, reconhecendo que a sua vida "irá mudar" e que não vai poder dedicar tanto tempo às caridades com as quais tem trabalhado.
"A minha mulher, Camila, de 17 anos, vai assumir o cargo de rainha consorte e o meu filho passa a ser o duque da Cornualha e príncipe de Gales", explicou o monarca. Deixou ainda uma palavra de encorajamento a Harry e a Meghan Markle, "que estão a construir uma vida do outro lado do oceano".
"Para a minha querida mamã, quando começas a viagem para te juntares ao meu querido papá, digo apenas isto: obrigado. Obrigado pela tua devoção e amor a nós e às nações que tanto amaste. Que os anjos te acompanhem em direção ao teu descanso eterno."