Lady Gaga: "A pessoa que me violou abandonou-me grávida numa esquina"
A cantora é uma das entrevistadas num programa sobre saúde mental produzido por Oprah Winfrey e pelo príncipe Harry, que será transmitido na plataforma Apple+.
Lady Gaga revelou ter sido violada por um produtor musical e abandonada por ele numa esquina, grávida. A cantora, cujo nome verdadeiro é Stefani Germanotta, foi uma das entrevistadas no programa sobre saúde mental produzido por Oprah Winfrey e pelo príncipe Harry, cujo trailer foi divulgado esta sexta-feira.
No programaThe Me You Can't See(que quer dizer "o eu que não consegues ver", em tradução livre), Lady Gaga relata ter sido agredida sexualmente aos 19 anos. Em 2014, a cantora já tinha denunciado a violação. "Eu tinha 19 anos, e trabalhava no negócio da música, e um produtor disse-me 'tira a roupa'. E eu disse não. Fui-me embora, e disseram que iam apagar toda a minha música. E não pararam. Não pararam de me perguntar, e eu congelei e - nem me lembro", conta agora.
Anos mais tarde, a cantora passou por um surto psicótico, que se pode manifestar por delírios, alucinações e alterações de comportamento. "Primeiro foi muito doloroso, depois fiquei dormente, e depois fiquei doente durante semanas. Percebi que era a mesma dor que tinha sentido quando a pessoa que me violou me abandonou grávida numa esquina ao pé da casa dos meus pais, porque estava a vomitar e doente. Porque tinha sido abusada, e estive trancada num estúdio durante meses", recorda Lady Gaga.
A cantora não identificou o violador: "Não quero voltar a enfrentar essa pessoa", explica.
A primeira vez que referiu a violação foi em 2014, em entrevista ao radialista Howard Stern. Um ano depois, explicou como não conseguiu dizê-lo a ninguém depois do crime. "Não contei a ninguém durante sete anos, penso. Não sabia como o aceitar. Não sabia como não me culpar ou pensar que era culpa minha. Mudou quem eu era completamente. Mudou o meu corpo, mudou os meus pensamentos", afirmou.
A cantora passou por uma interrupção da gravidez devido à violação e sofreu destresspós-traumático. O crime terá acontecido dois anos antes de lançar o seu primeiro disco,The Fame, em 2008.
O programa The Me You Can't Seepode ser visto na plataforma Apple+.
Edições do Dia
Boas leituras!