Secções
Entrar

Irmã denuncia Sam Altman por abuso sexual. CEO da OpenAI nega

Luana Augusto 08 de janeiro de 2025 às 17:06

Irmã de Sam Altman processou criador do ChatGPT por alegados abusos sexuais durante a infância. Ann Altman alega ter sido abusada pelo irmão entre 1997 e 2006. Família nega o sucedido e diz que a jovem enfrenta "desafios de saúde mental”.

Sam Altman, o CEO da OpenAI e criador do chatbot de inteligência artificial ChatGPT, foi alvo de uma queixa por abuso sexual feita pela irmã, Ann Altman. 

REUTERS/Amir Cohen

Ann Altman, de 30 anos, avançou com a queixa contra o irmão de 39 no dia 6 de janeiro, junto do tribunal federal de St. Louis. Alega que Sam Altman abusou sexualmente dela durante a infância. As alegações dizem respeito aos anos entre 1997 e 2006. 

Ann Altman relata que os alegados abusos, que ocorriam "várias vezes por semana", começaram quando ela tinha ainda três anos e Sam Altman 12. O último relato remonta a quando Ann tinha 12 anos, e Sam era adulto. Diz que começaram com sexo oral e que mais tarde envolveram penetração. 

Segundo o processo, Ann Altman sofreu um "grave sofrimento emocional, angústia mental e depressão, que devem perdurar no futuro". A defesa, representada por Ryan Mahoney, exige, por isso, uma indemnização superior a 75 mil dólares (cerca de 72 mil euros) pelos danos causados, além de um julgamento com júri.

O que disse Sam Altman sobre o caso?

Numa declaração conjunta, partilhada através da rede social X, Sam Altman, a mãe Connie, e os seus dois irmãos mais novos Jack e Max negaram as alegações. 

"Annie fez alegações profundamente dolorosas e totalmente falsas sobre a nossa família, e especialmente sobre Sam", lê-se na nota. "Optámos por não responder publicamente por respeito à nossa privacidade e a dela. No entanto, ela avançou agora com um processo contra Sam. Sentimos que não tivemos escolha a não ser resolver isto."

Na mesma resposta, a família garante ainda que "todas essas alegações são completamente falsas" e acrescenta que "essa situação causa uma imensa dor a toda a nossa família".

Irmã tinha feito acusações nas redes sociais

Esta não é a primeira vez que Ann Altman se pronuncia sobre este caso. A jovem já havia feito publicações na rede social X em que acusava o irmão de agressões sexuais. A família justifica agora estas ações com o facto de a jovem enfrentar "desafios de saúde mental".

A família garante que Ann Altman "recusa o tratamento convencional e ataca os membros da família que estão genuinamente a tentar ajudar". Diz estar a ajudá-la ao cobrir diversas despesas e ao dar "assistência financeira mensal, provavelmente para o resto da vida", mas ainda assim, "Annie continua a pedir-nos mais dinheiro", afirmam. 

Num artigo da New York Magazine, de 2023, a revista faz também referência aos problemas de saúde de Ann Altman. A jornalista disse ter conhecido a jovem no Havai e descreveu-a como sendo uma artista com depressão, cada vez mais distante da sua família. Além disso, avança ainda que Ann se tem sustentado através da prostituição online.

Outros processos

Esta não é a primeira vez que Sam Altman é processado. Em março de 2024 Elon Musk, o dono da Tesla e da rede social X, processou a OpenAI e os cofundadores, Sam Altman e Greg Brockman, por alegada quebra de contrato. 

Elon Musk, que gere agora uma startup de inteligência artificial, a xAI, foi cofundador da OpenAI, quando esta era ainda uma organização sem fins lucrativos, mas acabou por deixar o conselho em 2018 ao criticar publicamente a empresa por supostamente ter abandonado a sua missão original. Agora está a processar a OpenAI para impedir que se torne numa empresa com fins lucrativos. 

Em junho de 2024, Elon Musk chegou até a retirar a queixa inicial, apresentada num tribunal estadual de São Francisco, mas voltou a apresentá-la novamente num tribunal federal. Em dezembro de 2024, a OpenAI reagiu às alegações do bilionário, ao deixar claro através de uma publicação que em 2017 Musk "não só queria, mas na verdade criou uma empresa com fins lucrativos". 

A OpenAI está avaliada em 157 mil milhões de dólares (152 mil milhões de euros), segundo a agência noticiosa Reuters. Sam Altman vale cerca de 1,1 mil milhões de dólares (mil milhões de euros). 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela