Secções
Entrar

As memórias "bombásticas" de D. Juan Carlos

Sónia Bento 03 de julho de 2025 às 07:00

O rei emérito de Espanha será o primeiro monarca a autobiografar-se. Exilado em Abu Dhabi há cinco anos, o pai de Felipe VI não comunicou ao filho a sua intenção porque sempre fez o que lhe apeteceu. O livro sai a 12 de novembro e vai ser polémico.

"Vai ser uma bomba!" é o que garantem os mais próximos de D. Juan Carlos I sobre as suas memórias.Reconciliação, a autobiografia do pai de Felipe VI, já tem data de publicação: 12 de novembro. Escrito pelo próprio punho do rei emérito de Espanha, de 87 anos, e revisto pela historiadora franco-venezuelana Laurence Debray, o livro, editado pela Planeta, estará à venda em França e em Espanha, numa primeira fase.

internacional, fotos, fotografias, Juan Carlos, rei, Espanha, poder, filho, Felipe, príncipe, Astúrias

"Fala com o coração na mão, como alguém que sabe que não lhe resta muito tempo e prefere confessar-se em vez de mentir", escreve a sua biógrafa, na apresentação da obra. Exilado em Abu Dhabi desde agosto de 2020, devido a investigações sobre alegada corrupção e fraude, D. Juan Carlos I sentiu-se atacado pelo seu país, em especial por determinadas figuras, alguns meios de comunicação e jornalistas. Com o tempo, decidiu que o que ia escrevendo diariamente poderia tornar-se num livro a publicar.

O peso da solidão

Em Reconciliação, o ex-monarca – que ocupou o trono espanhol durante quase 40 anos – conta a sua versão da história desde que chegou a Espanha até ao dia em que teve de abandonar o país, a pedido do filho, e refugiar-se nos Emirados Árabes. Há anos que vem escrevendo as memórias e a ideia do livro surgiu quando começou a sentir o peso da solidão, longe de tudo e de todos.

O círculo íntimo de D. Juan Carlos sabia da nova tarefa de escritor, porque ele adorava partilhar a evolução do trabalho, tendo pedido ajuda para a recolha de material a amigos e às filhas, as infantas Elena e Cristina que o visitam regularmente. A obra será ilustrada com um álbum de fotografias, documentos inéditos, bilhetes de viagens, postais e selos e registos de regatas, safaris e caçadas.

"Tivemos longas conversas, frequentes e numerosas. Organizámos as ideias cronologicamente e por temáticas. Transcrevíamos as coisas, ele corrigia e escrevíamos juntos", contou Laurence à revista Hola!. E acrescentou: "O objetivo era realmente fazer ouvir a sua voz sobre a sua versão dos factos. Abordou a tarefa de forma muito conscienciosa e revelou-se extremamente preciso com as palavras. A estrutura fluiu com naturalidade".

"Os reis nunca falam dos seus assuntos"

Laurence Debray mudou-se para Abu Dhabi, com a família, durante dois anos para poder trabalhar com o rei. E também esteve uns meses em Madrid para acertar detalhes do livro. Em nenhum momento, Juan Carlos comunicou ao filho, Felipe VI, a sua intenção de publicar as memórias e a meses de serem lançadas, já se sabe que não haverá qualquer reação da Casa Real, segundo confirma a editora. Os amigos de D. Juan Carlos afirmam que ele não se importa com isso nem com as opiniões. "Nunca pediu permissão para nada, vai fazê-lo agora?", diz uma fonte.

Juan Carlos I torna-se assim no primeiro monarca da era moderna a escrever as suas memórias pessoais e políticas e a publicá-las. "Os reis nunca falam dos seus assuntos", foi o que o pai, o conde de Barcelona, tantas vezes lhe disse. "Mas ele nunca foi um rei como os outros", afirma Laurence Debray. Em 2021, ela biografou o ex-monarca em Mi rey caído. No livro, conta que cresceu num ambiente aristocrata, que foi habituada a viver entre palácios e que quando conheceu o rei de Espanha ficou fascinada com o seu "carisma" e que por isso se refere a ele sempre como "o meu rei".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela