Sábado – Pense por si

Ricardo Santos

Isak Andic (1953-2024): o pai da Mango

Nasceu na Turquia, tinha uma fortuna estimada em 4,3 mil milhões de euros, criou a cadeia de lojas Mango e era a pessoa mais rica da Catalunha. Morreu a 14 de dezembro, ao cair de uma ravina.

Lusa

Dispararam as denúncias de cibercrime em 2023

Em 2016 houve apenas 108 denúncias. Em 2020 já foram feitas 544 denúncias e em 2023 foram quase três mil denúncias, com destaque para as burlas informáticas "olá mãe, olá pai".

Sónia Bento

Dono da Temu já é o mais rico da China

O engenheiro de software começou cedo a criar apps de vendas de produtos super baratos. A sua fortuna avaliada em €48 mil milhões levou-o ao topo da lista de milionários.

Ana Taborda

A ascensão e a queda de José Neves e da Farfetch

O gigante que o pôs na lista dos mais ricos do País, com acesso a um exclusivo clube criado por Bill Gates, foi o mesmo que o fez cair do pedestal tecnológico da moda e do luxo. Os acionistas perdem tudo – para já, o empresário fica.

Frédéric Schaeffer/Les Echos /The Interview People

Shein. Como funciona o novo e polémico gigante da moda?

Vende tanto quanto a H&M e a Zara juntas e já é a app mais descarregada dos Estados Unidos. Nas suas fábricas, há relatos de exploração de trabalhadores – que chegam a ter apenas um domingo de folga por mês.

Sofia Oliveira com Ana Bela Ferreira

Quais são as empresas que já estão a bloquear a Rússia?

Além das sanções governamentais, são já várias as empresas internacionais, como a Google e a Apple, mas também a Ikea ou a Jaguar, que cortaram relações com a Rússia. Os efeitos nas telecomunicações e na energia já se estão a fazer sentir.

Vanda Marques

Os manuscritos que valem milhões

São 54 páginas escritas por Einstein que foram vendidas por 11 milhões de euros. Já a Constituição americana chegou aos 38 milhões. A corrida às obras aumentou na pandemia.

Tiago Carrasco na Alemanha

Feira do Livro de Frankfurt regressou ao formato presencial com menos editoras e bancas

A Feira do Livro de Frankfurt voltou este ano com menos de um terço dos expositores habituais. A 73ª edição ficou marcada pela polémica participação de uma editora de extrema-direita e pela ameaça de falta de papel para novos livros. Contudo, o certame ainda é um ponto de encontro de diferentes culturas. As editoras portuguesas estiveram ausentes.

2
Juliana Nogueira Santos

Tentei vender a minha roupa na Vinted

A promessa de dinheiro fácil e rápido a despachar coisas que já não fazem falta funciona, mas na prática, comigo, tomou-me algum tempo e não me tornou mais rica. Talvez possa desfrutar de um bom lanche com o que ganhei.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h