Sábado – Pense por si

Isak Andic (1953-2024): o pai da Mango

Ricardo Santos
Ricardo Santos 18 de dezembro de 2024 às 23:00

Nasceu na Turquia, tinha uma fortuna estimada em 4,3 mil milhões de euros, criou a cadeia de lojas Mango e era a pessoa mais rica da Catalunha. Morreu a 14 de dezembro, ao cair de uma ravina.

Aos 14 anos, Isak Andic chegou com a família, de judeus sefarditas, a Barcelona, Espanha. Vinham de Istambul, na Turquia, e o adolescente não perdeu tempo até encontrar uma fonte de rendimento. Dedicou-se à venda de T-shirts, sandálias e adereços comprados no Grande Bazar de Istambul. Tinha um ponto de venda com 16 metros quadrados no mercado da Rua Balmes, bastante procurado pelos hippies que viviam em Barcelona nesse período, entre o fim dos anos 60 e meados da década de 70.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.