
Fazer desportos extremos nas férias
Correr durante centenas de quilómetros sem saber quando é a meta parece insano, mas desenvolve resistência física e proporciona bem-estar emocional. Quatro praticantes explicam como.
Correr durante centenas de quilómetros sem saber quando é a meta parece insano, mas desenvolve resistência física e proporciona bem-estar emocional. Quatro praticantes explicam como.
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Nasceu em Moçambique, onde o pai, um dentista famoso, estava a trabalhar. Quando tinha 6 meses, a família mudou-se para Lisboa e foi na capital que conheceu o marido. Viveu no Rio de Janeiro e na Suíça, viajou em barcos luxuosos, passou férias num dos resorts mais exclusivos do Brasil. Hoje, é ela que se reúne com os advogados.
E se os atletas que vão aos Jogos Olímpicos de Paris (de 26 de julho a 11 de agosto) trocassem com os colegas de outras modalidades? Três duplas aceitaram o desafio.
Praias, hotéis, gastronomia, artesanato... Revelamos-lhe onde encontrar o Algarve mais genuíno, avesso ao turismo de massas. E ainda: entrevistas com o físico Carlos Fiolhais e a escritora Isabel Stilwell; reportagem com seis atletas olímpicos.
Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.
Um grupo de turistas observou uma fêmea de golfinho comum a nadar sozinha no rio mas, quando se aperceberam, tinha acabado de dar à luz.
Aos 12 anos, é um desportista apaixonado pelo mar. Pratica no Clube Naval de Cascais, depois das aulas. De amanhã, a caminho do colégio St. Julian's vê a ondulação a partir da Marginal.
A KSB vai patrocinar um explorador oceanográfico numa expedição pelos 4 oceanos, que virá a Portugal em Maio deste ano.
A cantora emagreceu 45 quilos e a dieta Sirt parece ter sido a resposta. Legumes, vegetais, vinho tinto e chocolate preto são alguns dos alimentos aconselhados.
Embora não seja anormal avistá-las na costa portuguesa, interações tão persistentes com as embarcações preocupam os investigadores. Desconhece-se o motivo: se é brincadeira ou mesmo ataque. Uma coisa é certa: os animais estão a reagir a alguma coisa que lhes fizeram.
"Fico muito contente com este resultado, um quinto lugar não é qualquer atleta que consegue e eu vim aqui lutar com todas as minhas forças", afirmou o atleta de 45 anos.
O advogado entrou tímido na corrida, sem qualquer experiência com jornalistas. Distinguiu-se nos debates, chamou troca-tintas a Ventura. Quando a corrida terminar, volta a ser um "cidadão normal" que faz jardinagem.
Um bom aluno que aos 21 anos se dividia entre o curso, o estudo em cafés e a reunião com estudantes europeus. E se perdia nos videojogos.
Uma mulher e duas crianças, de cinco e oito anos, estão entre as vítimas mortais, segundo as autoridades francesas.
Depois de se tornar o primeiro português a mergulhar nas águas da Antártida, Miguel Lacerda quer agora que futuras gerações possam desfrutar dos oceanos tanto quanto ele.