Perder peso tal como fez Adele

Perder peso tal como fez Adele
Susana Lúcio 16 de outubro

A cantora emagreceu 45 quilos e a dieta Sirt parece ter sido a resposta. Legumes, vegetais, vinho tinto e chocolate preto são alguns dos alimentos aconselhados.

Cláudia Santos, de 33 anos, decidiu comer melhor em julho do ano passado. “Queria perder peso, mas sobretudo adquirir hábitos alimentares mais saudáveis”, conta à SÁBADO. Recorreu à nutricionista Magda Rocha e seguiu um plano de 40 dias de uma dieta à base de legumes e fruta ricos em polifenóis, desenvolvida pela empresa Nutriadvance e chamada Sirtdiet. Os polifenóis são nutrientes que ativam genes que ajudam a emagrecer, conhecidos como sirtuínas. “Estes alimentos ativam o gene do emagrecimento que facilita a perda de peso”, explica a nutricionista Magda Rocha. Mais: “As sirtuínas mimetizam a ação do exercício físico e da restrição alimentar no organismo”, acrescenta.

Estes nutrientes encontram-se em alimentos tão diferentes como: peito de frango, azeite ou malagueta. Nas bebidas, estão no chá verde (sobretudo na variedade matcha) ou no café. E se quiser ativar o seu gene de emagrecimento, aposte em morangos, maçãs, kiwi e abacate. Até a salsa, o chocolate preto e as nozes fazem a diferença. Terá sido graças a esta dieta que a cantora britânica Adele perdeu cerca de 45 kg, segundo a imprensa britânica. Mas há mais celebridades na lista de seguidores da dieta Sirt: Pippa Middleton, cunhada do príncipe William, a modelo britânica Jodie Kidd e o velejador olímpico Ben Ainslie. Mas qual é o segredo?

Vinho igual a longevidade
A ação das sirtuínas foi descoberta num estudo publicado em 2003 na revista Nature. Os investigadores do laboratório norte-americano Biomol perceberam que o resveratrol, um polifenol presente na casca das uvas pretas e no vinho tinto, aumentava a longevidade da levedura de cerveja. Perceberam ainda que esta longevidade era a mesma que alcançada através de uma dieta com restrição de calorias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais