Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
24 de julho de 2024 às 18:00

O Algarve mais autêntico

Praias, hotéis, gastronomia, artesanato... Revelamos-lhe onde encontrar o Algarve mais genuíno, avesso ao turismo de massas. E ainda: entrevistas com o físico Carlos Fiolhais e a escritora Isabel Stilwell; reportagem com seis atletas olímpicos.

Durante três dias, os repórteres Filipa Vaz Teixeira e Marisa Cardoso percorreram o Algarve (na costa e também no interior) à procura de pessoas, lugares e sabores que revelassem o lado mais genuíno da região. Como nota Filipa, de tudo o que aprenderam, o que mais as marcou foi constatar que "não há assim tanta diferença entre o Algarve da Idade Média, em que comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas conviviam prosperamente, e o de hoje, onde um produtor de enchidos como Rui Jerónimo, natural da localidade do Zambujal, é recebido em casa do seu empregado indiano para com ele e com a família partilhar uma refeição". A riqueza histórica, cultural e gastronómica está nesta predisposição natural para o encontro (de civilizações e de espécies).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.