
O achamento do Brasil
Pero Vaz de Caminha descreveu o que as naus de Pedro Álvares Cabral encontraram ao rei D. Manuel I. Num documento de valor incalculável conhecemos as “gentes mansas e pacíficas”.
Pero Vaz de Caminha descreveu o que as naus de Pedro Álvares Cabral encontraram ao rei D. Manuel I. Num documento de valor incalculável conhecemos as “gentes mansas e pacíficas”.
Exuberante, teve tropas em quatro continentes, passeava-se pelas ruas com elefantes e até enviou um ao Papa. 'Achou' o Brasil e pôs a Europa inteira a sonhar com Lisboa.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.
A candidatura das gravações de Amália Rodrigues será a primeira candidatura portuguesa de um documento audiovisual.
Supremo brasileiro tem em mãos a lei do chamado "marco temporal", sobre os direitos das terras indígenas. Manifestantes incendiram a estátua que assinalava os 400 anos do descobrimento do Brasil por Portugal.
A eventual revelação, por representantes da administração pública, de dados pessoais de cidadãos, levanta um problema maior, que ultrapassa qualquer disputa mesquinha sobre uma câmara. Trata-se da questão de Estado, sobre a qual se deve entender a doutrina.
São 14 folhas num papel de trapo, com fibras resistentes em linho. Na frente e verso de cada uma delas, Pero Vaz de Caminha fez um relato "rigoroso" em tinta ferrogálica do que encontrou no Novo Mundo
De 30 de outubro a 2 de novembro, no Porto
Posts surpreendentes no Facebook, telefonemas, gritos, reuniões secretas, despedimentos em segredo, investidores irados, o silêncio - e o futuro de um clube a ser discutido. O que faz Bruno de Carvalho comportar-se desta forma?
Homem foi espancado até à morte no Brasil. Cabeça foi colocada espetada num ferro.
Os portugueses descobriram uma nova terra e os indígenas conheceram uma nova droga. Foi uma viagem conturbada.
A UNESCO criou um projecto que lista documentos históricos tão díspares como O Diário de Anne Frank e os tangos de Carlos Gardel. O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992, após a destruição da Biblioteca Nacional de Sarajevo
O Programa Memória do Mundo lista documentos históricos tão díspares como O Diário de Anne Frank e os tangos de Carlos Gardel
Se a moda da hipérbole quinhentista pega, não tardará que se comparem os "passadiços" à evangelização dos índios, as "ciclovias" à circum-navegação de Magalhães e o "piquenicão" do Continente à carta de Pero Vaz de Caminha
Estudantes do ensino Básico e do Secundário lançaram esta quarta-feira várias questões sobre sexualidade na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e procuraram dissipar dúvidas comuns com especialistas da matéria. Porque é que as mulheres "gritam" quando têm relações sexuais, qual a melhor protecção durante o sexo oral ou o que é um "gangbang" foram algumas das questões lançadas.
Um automobilista atropelou ontem, às 18h10, uma adolescente de 14 anos na passadeira, à porta da escola Pêro Vaz de Caminha, Porto, e não parou. Uma patrulha da PSP que estava no local interceptou o condutor. A estudante sofreu ferimentos ligeiros.