
Sistema informático do SNS em baixo. Cirurgias estão em risco
Situação registou-se durante esta madrugada.
Situação registou-se durante esta madrugada.
Ao fim de 12 semanas, 65% dos doentes que tomaram a dose mais eficaz de LSD, 100 miligramas, continuaram a apresentar benefícios e quase 50% passaram por um alívio temporário da ansiedade.
Novo sistema para reencaminhar doentes à espera de cirurgia começa a ser testado a 15 de setembro em três hospitais do País.
Um curto-circuito num colchão anti-escaras, elétrico, terá sido o causador do incêndio.
A auditoria ao INEM é um retrato implacável da opacidade que manda, há anos, em alguns negócios do Estado
"Não é possível o estabelecimento de nexo de causalidade entre a demora e o desfecho fatal verificado uma vez que as probabilidades de sobrevivência seriam bastante limitadas, quase nulas, atento o quadro clínico do utente", concluiu a Inspeção Geral das Atividades em Saúde.
Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas mantêm "a monitorização ativa dos serviços para garantir a sua estabilidade e fiabilidade".
A ULS Amadora-Sintra tem 63 novos médicos para a área hospitalar e o novo Hospital de Sintra vai ter um reforço de pelo menos mais três clínicos no início de agosto, além dos seis médicos atuais, cinco dos quais transitaram da anterior urgência básica de Algueirão Mem-Martins.
A ministra da Saúde diz que, dos três casos de mortes a serem investigados, dois não resultaram do atraso do socorro.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) diz que o utente, de 86 anos e que morreu de enfarte de miocárdio a 31 de outubro de 2024, durante a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar, tinha uma probabilidade de sobrevivência, embora reduzida.
"O problema não é só meu e há mais pessoas nessa situação", salientou a utente, que foi informada que só voltaria a ter acesso ao medicamento na farmácia do hospital -- comprimidos de toma diária -- "dentro de uma a duas semanas".
Sindicato diz que os médicos terão sido pressionados a trabalharem fora de horas e que podem estar em risco 50 mil utentes. À SÁBADO, a gestão das Unidades de Saúde Familiar garante que "não está, nem nunca esteve em causa, a perda de cuidados de nenhum utente".
O INEM assegura que o utente transferido para a Covilhã "teve acesso a cuidados de saúde altamente diferenciados, através das equipas médicas envolvidas".
A DE-SNS afirmou que a resposta prestada é "congruente com os protocolos de referenciação e de acesso em vigor, tendo sido assegurada a continuidade assistencial ao longo de todo o percurso da utente no Serviço Nacional de Saúde".
A inspeção da Saúde diz que a população tem de saber que quando desliga uma chamada de socorro, por não ter sido atendida, e efetua novas, está a abrir mais ocorrências, o que afeta vários meios dispersa o tratamento do caso.
Na opinião da deputada socialista Mariana Vieira da Silva, é tempo de Ana Paula Martins "assumir as suas responsabilidades" e que "não se esconda".