Sábado – Pense por si

O médico receitou-me jardinagem

Susana Lúcio
Susana Lúcio 25 de novembro de 2025 às 23:00

Especialistas estão a prescrever aulas de artesanato, de dança ou passeios de trishaw a utentes com sintomas de depressão e isolamento social

Lara Ferreira, de 25 anos, não saía de casa desde 2018, quando ao fim de meses a sofrer bullying na escola deixou de ir às aulas. “Tinha receio que gozassem comigo, como faziam na escola”, conta a jovem do Porto. Passava os dias a ver televisão e a falar com os amigos que conheceu online. “Não tinha vontade de fazer nada, não via um futuro para mim”, confessa. Mas não procurou ajuda psicológica. “Era muito difícil falar sobre o que sofri. Às vezes, ainda é”, diz. A mãe pediu ajuda. Na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, onde trabalha, recorreu à técnica Filipa Luz que estava a coordenar na instituição o projeto COPE- Prescrição Social direcionado para jovens que não trabalham, nem estudam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?