Como evitar uma infeção respiratória no Natal? Livre-se do ranho
É uma barreira de proteção do corpo, mas em excesso provoca tosse, expetoração e pode colocar o seu filho nas urgências pediátricas
É uma barreira de proteção do corpo, mas em excesso provoca tosse, expetoração e pode colocar o seu filho nas urgências pediátricas
Segundo o Portal do SNS, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Hospital Santo André, em Leiria, vão estar condicionadas no fim de semana.
Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, explicou que o programa "ligue antes, salve vidas" está em vigor em 27 das 39 unidades locais de saúde.
São cobertos pelos serviços mínimos os blocos operatórios dos serviços de urgência, os serviços de internamento que funcionam em permanência e as hospitalizações domiciliárias, assim como cuidados paliativos, cuidados intensivos, hemodiálise e tratamentos oncológicos em função da prioridade.
No sábado vão estar encerradas as urgências desta especialidade nos hospitais de Portimão, Barreir, Setúbal e Braga.
O primeiro-ministro reconheceu que há dias em que existem mais constrangimentos, mas afirmou que o SNS registou uma redução de 37% nos dias em que as urgências estiveram encerradas. “Quer isto dizer que não houve picos? Houve. Há constrangimentos”, admite.
O Presidente da República, que deu entrada esta segunda-feira à noite nas Urgências do Hospital de São João, no Porto, está a ser operado a um Hérnia encarcerada.
Urgências assistiram 27.703 estrangeiros não residentes.
A líder parlamentar do partido recordou que o encerramento das urgências de ginecologia e de obstetrícia ameaça o direito à saúde dos utentes.
Nuno Figueiredo e Sousa, até aqui sem perfil público, preside à nova associação que tem poder para paralisar as urgências. "Dr. Lipito", a alcunha dada por amigos, é de Chaves e formou-se em Espanha. Faz "50 a 60 horas" por semana, diz à SÁBADO. Quer limitar os intermediários através dos quais os hospitais contratam tarefeiros.
Entre 2022 e o primeiro semestre de 2024 registaram-se 15.952.048 admissões nas urgências.
Os doentes muito urgentes (pulseira laranja) estavam com um tempo máximo de espera de 21 minutos.
O tempo de espera na urgência em novembro chegou a ultrapassar as 24 horas devido à falta dos médicos que estavam escalados.
Primeiro quer conhecer o diploma do Governo sobre o novo regime de prestação de serviços.
Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos elege ainda as avarias nos elevadores das estações de metro como algumas das situações que é urgente melhorar.
Os profissionais dizem sentir-se “ostracizados” e “excluídos das decisões” e dizem estar preparados para defender, “sem receios nem hesitações”, a valorização dos tarefeiros.