Sábado – Pense por si

Ana Leal

Repórter SÁBADO. Mãe e filha reféns na própria casa

O pesadelo começou há sete meses e só tem vindo a piorar. Andreia Pereira tem uma dívida de milhares de euros em água que nunca gastou. Ela e a filha, de 13 anos, vivem rodeadas de lixo, num filme de terror, com ameaças e insultos constantes.

Amigos do cérebro

Devidamente repousado, exercitado e alimentado, o cérebro fica com mais condições para poder desempenhar as importantes funções de coordenador do corpo humano.

Covid-19 AstraZeneca vacina
Diogo Camilo

Os cálculos dos riscos e benefícios da vacina da AstraZeneca

A vacina polémica foi recomendada em Portugal apenas a maiores de 60 anos, mas o risco de uma pessoa na casa dos 50 anos não vacinada morrer de covid-19 é 500 vezes mais provável do que desenvolver coágulos com a vacina. O risco aumenta em jovens, mas as situações em que os riscos superam os benefícios são exceções.

Lucília Galha

Tudo o que precisa de saber sobre a vacina da AstraZeneca

Ficou provada a relação entre os coágulos e a toma da vacina, mas continua a ser segura. O que é preciso é estar atento a eventuais sintomas nas duas semanas seguintes à vacinação. Há duas ideias a reter: o risco de exposição ao vírus é muito maior e suspender a vacina agora poria em causa todo o processo de vacinação.

Vacina AstraZeneca
Diogo Camilo

Vacina da AstraZeneca é razão para alarme?

Bastaram dois eventos tromboembólicos em mais de 140 mil doses para Portugal suspender a vacina da AstraZeneca, mas a incidência destes casos na população geral é 70 a 140 vezes maior que em vacinados. Especialistas avisam: "benefício da vacinação é sempre muito superior ao risco".

Leonor Riso

Devo tomar ou não uma vacina da AstraZeneca?

Países europeus suspenderam administração da vacina após se registarem 22 casos de embolias e tromboses, entre 3 milhões de pessoas. Portugal não vai alterar recomendações.

Vacina AstraZeneca
Diogo Camilo

Covid-19. Oito países suspendem vacina da AstraZeneca após morte de enfermeira

Enfermeira de 49 anos na Áustria sofreu múltiplas tromboses após ser vacinada com dose da AstraZeneca e outra , de 35 anos, sofreu sintomas graves de embolia pulmonar. Mais sete países europeus suspenderam o uso da vacina, mas UE diz que esta não esteve por detrás das doenças e avança que lote com um milhão de doses foi distribuído a 17 países.

Lucília Galha

A covid-19 pode custar-lhe um braço ou uma perna

O vírus faz com que o sangue fique mais espesso e se formem coágulos. Em pessoas em que as artérias já estão obstruídas pode, no extremo, levar a uma amputação. José infetou-se, perdeu as duas pernas e acabou por perder também a vida.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.