
Pichardo sagra-se bicampeão mundial no triplo salto
Pichardo, de 32 anos, tornou-se no único português com dois títulos de campeão do mundo de atletismo.
Pichardo, de 32 anos, tornou-se no único português com dois títulos de campeão do mundo de atletismo.
O avô fundou o IPO de Lisboa, o pai e o irmão eram médicos – mas a Medicina nunca foi uma certeza. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, separou sete pares de gémeos siameses e foi aos Jogos Olímpicos, em 1960.
Ao fim de oito mil passos, o equivalente a 6,4 km, o ex-atleta olímpico de triplo salto fez o balanço de 30 anos de carreira: os momentos de glória e os menos bons. Vai despedir-se em grande da modalidade, em 2026, e revela um slogan para a etapa que se segue, a vender casas: “Dê o salto da sua vida.” Veja os vídeos.
Trazemos-lhe 30 sugestões para este verão nas zonas de Lisboa e Porto: é só escolher e ir provar. E ainda: reportagem com a ministra do Ambiente; como enfrentar o stresse das férias; uma caminhada com Nelson Évora.
A atleta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está a recuperar há dois anos de uma lesão que a obrigou a ser operada ao joelho esquerdo. Patrícia Mamona, de 36 anos, afirmou esta quarta-feira que está quase a regressar e não pretende retirar-se sem antes voltar às pistas. E deseja fazê-lo apenas em 2028, em Los Angeles.
As mais desejadas medalhas do desporto apresentam sinais de deterioração e vários atletas dos Jogos Olímpicos de Paris já pediram a sua substituição, incluindo a judoca portuguesa.
Clube reage às palavras do triplista olímpico e enumera os motivos por detrás do processo.
A mensagem foi clara: se és vítima de violência, especialmente vinda de um homem poderoso, estás sozinha. Ninguém vai acreditar em ti e ninguém vai estar do teu lado.
Triplista, que é campeã europeia da especialidade, fez relato arrepiante.
Gosta de aventura e os seus destinos de sonho são a Austrália, a Nova Zelândia e a Ilha da Páscoa.
Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.
"Ainda não me cabe na cabeça que somos campeões olímpicos. Temos de desfrutar deste momento, espero que todos estejam connosco e não se esqueçam do ciclismo de pista, disse Rui Oliveira.
A Cerimónia de Encerramento está marcada para as 21:00 em Paris (20:00 em Lisboa).
Atleta portuguesa encerra assim a participação da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Paris.
O motivo desta decisão está assente tanto no aspeto pessoal como no desportivo. "Já penso em aposentar-me desde o ano passado", referiu à chegada a Portugal.
Esta é a terceira medalha que Portugal conquista no Paris2024.