Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO: Edifício comprado pela Misericórdia de Lisboa por 32 milhões de euros em 2008 nunca foi utilizado

Repórter SÁBADO: Edifício comprado pela Misericórdia de Lisboa por 32 milhões de euros em 2008 nunca foi utilizado

Um edifício comprado na Avenida José Malhoa, em 2008, nunca foi utilizado. Custou 32 milhões de euros. Nos últimos anos, caiu nas mãos do vandalismo e transformou-se no refúgio para toxicodependentes e sem-abrigo. O Repórter SÁBADO registou um ambiente de degradação que coloca em risco a segurança, mas traduz-se também num atentado à saúde pública. Para ver este domingo, no NOW, às 22h40.

Documentário revela os impactos da cocaína em Rabo de Peixe, Açores
Tiago Carrasco

A verdade sobre Rabo de Peixe

A CMTV estreia o documentário exclusivo, de Rúben Pacheco Correia, sobre o que realmente aconte ceu com a cocaína que, ao mesmo tempo, destruiu e celebrizou a vila açoriana.

Autárquicas no Porto: Pizarro e Duarte em campanha eleitoral
Rita Rato Nunes

Reportagem Autárquicas. "Mora no Porto? Estou à procura de eleitores"

Pizarro e o “seu grupo de tupperware”, Pedro Duarte e as três histórias sobre insegurança que “valem mais que dados”. O socialista domina a rua; o social-democrata é tímido, tem uma postura séria, sai-se melhor no palanque. Dias cheios de uma campanha tensa, que é uma das grandes incógnitas das Autárquicas.

Susana Lúcio

Consumo de droga à luz do dia na Mouraria

Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.

Alexandre R. Malhado

O que defendia Joana Amaral Dias quando era deputada do BE?

Em 2003, quando substituiu Francisco Louçã na AR, a candidata do ADN lutou pelos direitos dos reclusos (que hoje reprime), combateu as alterações climáticas (que hoje chama de "fraude") e defendia a imigração (que hoje quer deportar).

Os 50 anos do 11 de Março

O que aconteceu no “golpe” do 11 de Março, como foram feitas as nacionalizações e o que aconteceu na Reforma Agrária (aqui com base no trabalho do fotógrafo alemão Frieder Bauer, que em 1975 andou por Baleizão). E ainda: os insultos do Chega; adultos que estão a aprender a ler e a escrever; ex-toxicodependentes que ajudam sem-abrigo.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Vivemos durante uma semana na Rua do Benformoso

A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.

A nova febre das casas

A compra e a venda de casas voltou a disparar, à boleia das taxas de juro e de alguns incentivos, como empréstimos a 100% aos jovens. E ainda: pessoas que precisam de ter mais de um trabalho por mês; reporta- gem na rua do Benformoso; a história do CEO da Galp tramado por uma alegada relação amorosa.

Lucília Galha

O padre que salva famílias da máfia

Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.

Susana Lúcio

A casa segura de quem se droga na rua

Na única sala de consumo assistido de Lisboa os toxicodependentes são recebidos sem crítica. A maioria não quer deixar de consumir heroína e cocaína.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)