Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Consumo de droga à luz do dia na Mouraria

Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.

Alexandre R. Malhado

O que defendia Joana Amaral Dias quando era deputada do BE?

Em 2003, quando substituiu Francisco Louçã na AR, a candidata do ADN lutou pelos direitos dos reclusos (que hoje reprime), combateu as alterações climáticas (que hoje chama de "fraude") e defendia a imigração (que hoje quer deportar).

Os 50 anos do 11 de Março

O que aconteceu no “golpe” do 11 de Março, como foram feitas as nacionalizações e o que aconteceu na Reforma Agrária (aqui com base no trabalho do fotógrafo alemão Frieder Bauer, que em 1975 andou por Baleizão). E ainda: os insultos do Chega; adultos que estão a aprender a ler e a escrever; ex-toxicodependentes que ajudam sem-abrigo.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Vivemos durante uma semana na Rua do Benformoso

A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.

A nova febre das casas

A compra e a venda de casas voltou a disparar, à boleia das taxas de juro e de alguns incentivos, como empréstimos a 100% aos jovens. E ainda: pessoas que precisam de ter mais de um trabalho por mês; reporta- gem na rua do Benformoso; a história do CEO da Galp tramado por uma alegada relação amorosa.

Lucília Galha

O padre que salva famílias da máfia

Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.

Susana Lúcio

A casa segura de quem se droga na rua

Na única sala de consumo assistido de Lisboa os toxicodependentes são recebidos sem crítica. A maioria não quer deixar de consumir heroína e cocaína.

Como pensa Gouveia e Melo

Tem uma liderança rigorosa e grande capacidade de trabalho e de comunicação. Gouveia e Melo deverá avançar em 2025 como candidato à Presidência da República - a decisão até já foi comunicada aos dois filhos. E ainda: entrevista a Jaime Nogueira Pinto, reportagem numa sala de chuto e a obsessão pelo sono ideal.

6
Raquel Lito

Zonas vermelhas de Lisboa e do Porto: na rota dos bairros da droga

Andámos no Casal Ventoso, na Mouraria, nos Anjos e noutras zonas críticas de tráfico na capital. Há relatos de moradores coagidos a acolher traficantes, consumidores criados em zonas de elite e hoje sem-abrigo, outros a viverem em tendas. Na Invicta, a situação não é melhor. Veja o vídeo.

Tomás Guerreiro

Quem são e como atuam os maiores traficantes de cocaína em Portugal

Desenvolveram contactos internacionais, criaram estruturas locais de distribuição, conseguiram milhões de euros e aplicaram a lei das ruas para vingarem durante anos no submundo português do tráfico de drogas. Uns caíram e estão presos, um ainda não. Estas são as histórias dos grupos liderados por Samir, Xuxas, Bianchi, Carvalho, Joaquim e Clarinha.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente