Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
05 de março de 2025 às 23:00

Os 50 anos do 11 de Março

O que aconteceu no “golpe” do 11 de Março, como foram feitas as nacionalizações e o que aconteceu na Reforma Agrária (aqui com base no trabalho do fotógrafo alemão Frieder Bauer, que em 1975 andou por Baleizão). E ainda: os insultos do Chega; adultos que estão a aprender a ler e a escrever; ex-toxicodependentes que ajudam sem-abrigo.

Quando as maiores empresas do País foram nacionalizadas, a CUF tinha tantos negócios que Manuel de Mello confessou não se lembrar de todas as sociedades do pai. É normal: seriam, então, cerca de 180. Jorge de Mello foi preso a 12 de março de 1975, mas fez questão de tentar ficar a sorrir nas fotos que lhe tiraram em Caxias. Mais tarde, haveria de emoldurar essas imagens, que pendurou numa das paredes do seu escritório. Esta é apenas uma das muitas histórias que pode ver no especial sobre os 50 anos do 11 de Março, um "golpe" que durou algumas horas e que fez a revolução portuguesa virar politicamente à esquerda, levando às nacionalizações e à Reforma Agrária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 1088
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro