Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Manuel Marques: “O humor foi uma forma de combater o bullying. Era o mais baixinho do liceu”

Na escola, em Setúbal, desarmou os bullies pelas piadas. Nos tempos de faculdade, mudou-se para um T1 comprado pelos pais, na Graça, em Lisboa, onde fez remodelações sistemáticas – até afagou o chão. Desistiu do Design para ser ator e, entre os alvos das imitações, tem em Mário Centeno um fã. Reparte as atenções pelas filhas (Inês, de 18 anos, e Elisa, de 9), pela companheira (a atriz Beatriz Barosa), pelas viagens, pelas obras e pelos Legos.

Mónica Baltazar

Viver sem saber ler nem escrever

Há quem tenha medo de se perder no metro, quem não consiga fazer compras no supermercado e até compre produtos fora do prazo por incompreensão. Conheça histórias de adultos que estão a aprender hoje o que não conseguiram quando andavam na escola. Porque ser escolarizado não é sinónimo de ser alfabetizado.

No país emerso

Quem é beijada à força?

Não querendo as mulheres de hoje ser como as mulheres de antigamente, nem podendo ser livres e respeitadas como homens, resta-nos ser tratadas como a terceira categoria: objetos, beijadas à força à frente do mundo inteiro. Continuaremos a luta.

Susana Lúcio

Vergonha faz aumentar casos de cancro nos homens

Um em cada cinco portugueses vão ter cancro da próstata, a doença oncológica mais comum entre os homens. Os números explicam-se pelo embaraço que impede muitos homens de procurar ajuda médica.

Raquel Lito

Tânia Líbano, a consultora de namoros

Organiza eventos para solteiros, depois de analisar perfis e compatibilidades. Nos bares, a dating coach ensina-os a falar com elas. Objetivo: conseguirem uma relação séria. Depois das app's, voltam os encontros românticos.

Marco Alves

A vida privada de Francisco Sá Carneiro

Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.

Bruno Faria Lopes

Luís Delgado: o gestor que não gosta de decidir

Foi jornalista e pioneiro do comentário na TV. É muito reservado, até tímido, mas construiu uma rede de contactos no poder. Foi tudo nos media e ganhou uma fortuna na Time Out. Enfrenta agora a crise da sua vida com o negócio das revistas que comprou a Balsemão. Os credores terão a palavra final.

Talvez crónica

A bênção e a maldição dos introvertidos

Tanto os introvertidos como os tímidos têm tendência a evitar interações sociais, é sobretudo a razão pela qual o fazem que os distingue: os primeiros evitam porque ficam cansados, os segundos evitam porque sentem angústia. São dois resultados finais diferentes, que acabam por ajudar a perceber quem é o quê.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)