Sábado – Pense por si

Surf: como Kika se tornou campeã do mundo de juniores

Carlos Torres
Carlos Torres 22 de janeiro de 2023 às 10:00

Fez a sua prova e ficou nos últimos cinco minutos a desejar que a adversária não fizesse melhor. O mar ajudou e Francisca Veselko repetiu o feito de Vasco Ribeiro (vencedor em 2014). Depois dos êxitos do surf masculino, parece que agora é a vez das mulheres. Afinal, Teresa Bonvalot também está em grande e vai ser a primeira portuguesa a conseguir chegar ao circuito mundial, onde estão as 16 melhores. A estreia é a 29 de janeiro, no Havai.

Foram cinco minutos "que nunca mais passavam", com Francisca Veselko "cheia de nervos" e a "rezar" para que a adversária, a norte-americana Sawyer Lindblad, não fizesse melhor. "Ela tinha prioridade e a qualquer momento podia vir uma onda que pudesse virar, porque o mar estava grande, mas depois ficouflate não conseguiu apanhar nenhuma. Eu estava ali super-ansiosa, a sofrer, só queria que aquilo acabasse e caísse para mim, e felizmente o mar ajudou", contou àSÁBADOa surfista portuguesa, de 19 anos, que se tornou campeã do mundo de juniores no passado dia 13, em San Diego (EUA). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.