Sábado – Pense por si

Surf: como Kika se tornou campeã do mundo de juniores

Carlos Torres
Carlos Torres 22 de janeiro de 2023 às 10:00

Fez a sua prova e ficou nos últimos cinco minutos a desejar que a adversária não fizesse melhor. O mar ajudou e Francisca Veselko repetiu o feito de Vasco Ribeiro (vencedor em 2014). Depois dos êxitos do surf masculino, parece que agora é a vez das mulheres. Afinal, Teresa Bonvalot também está em grande e vai ser a primeira portuguesa a conseguir chegar ao circuito mundial, onde estão as 16 melhores. A estreia é a 29 de janeiro, no Havai.

Foram cinco minutos "que nunca mais passavam", com Francisca Veselko "cheia de nervos" e a "rezar" para que a adversária, a norte-americana Sawyer Lindblad, não fizesse melhor. "Ela tinha prioridade e a qualquer momento podia vir uma onda que pudesse virar, porque o mar estava grande, mas depois ficouflate não conseguiu apanhar nenhuma. Eu estava ali super-ansiosa, a sofrer, só queria que aquilo acabasse e caísse para mim, e felizmente o mar ajudou", contou àSÁBADOa surfista portuguesa, de 19 anos, que se tornou campeã do mundo de juniores no passado dia 13, em San Diego (EUA). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro