Natal continua a produzir excesso de resíduos, como há 20 anos
Apesar da melhor rede de ecopontos, mais próximos das pessoas, houve um aumento do consumo, especialmente devido ao comércio online.
Apesar da melhor rede de ecopontos, mais próximos das pessoas, houve um aumento do consumo, especialmente devido ao comércio online.
Em 2024, cada português gerou cerca de 25 kg de resíduos têxteis. E, especialmente pelo Natal, o consumo não dá sinais de abrandamento. Falámos com Susana Fonseca, da associação ZERO.
A partir de abril, por cada embalagem de plástico e metal deixada em pontos de recolha o consumidor poderá ser reembolsado em 10 cêntimos. À SÁBADO a vice-presidente da ZERO defende este sistema, mas considera que a "recolha porta a porta tem melhores resultados".
Algumas escolas também estão a recusar aceitar estas declarações médicas. Como consequência, já foram dirigidas algumas queixas à ACT.
Milhares de mulheres vivem em silêncio, a conviver com uma dor que limita, isola e, tantas vezes, é desvalorizada. A campanha “A Minha Dor Não Me Define” quer quebrar esse silêncio, dar visibilidade à endometriose e lembrar que, apesar de tudo, há vida além da dor
Newsletter de terça-feira
Susana Fonseca demorou cerca de 13 anos até ser diagnosticada com endometriose. É o que acontece com grande parte das 700 mil portuguesas que sofrem da doença.
Depois de os Estados Unidos estarem de volta ao plástico, Susana Fonseca, vice-presidente da ZERO, explica que as palhinhas de papel também estão longe do ideal: "Temos de deixar de uma vez por todas de utilizar materiais de utilização única".
Um tomate foi o primeiro e, desde então, cientistas têm modificado os genes de vários alimentos. Em Portugal continuam com regulação apertada.
Especialistas analisaram mais de 45 mil amostras de água superficiais e subterrâneas em todo o mundo e descobriram que uma "fração substancial" continha produtos químicos eternos em níveis acima dos recomendados, sendo prejudiciais para a saúde humana.
Susana Fonseca, presidente da Mulherendo, lamenta não existirem avanços desde 2022 que podiam beneficiar muitas mulheres: muitas faltam ao trabalho e "acabam por não ver os seus contratos renovados devido à doença".
Reutilizar este resíduo implica grandes investimentos e há uns mais difíceis de reciclar. Um relatório norte-americano acaba de denunciar a suposta "fraude" da indústria. Dois especialistas explicam à SÁBADO a realidade portuguesa – mas têm posições opostas.
As marcas não são mais caras, o que conta aqui é o peso. Há cada vez mais pessoas a comprar calças, camisolas ou vestidos em segunda mão e ao grama. Saiba como tudo funciona.
A Câmara Municipal de Lisboa está a concretizar o programa Cooling City – Arrefecer a Cidade, que se baseia em grandes áreas verdes e zonas com água. Mas a ONG Zero frisa que é preciso planeamento para enfrentar as ondas futuras.
Para não haver desperdício de copos nos festivais, festas académicas ou santos populares, a melhor solução é a reutilização. Ganha o consumidor e o ambiente.
Um novo estudo comparou os planos de alimentação mais populares. O vegano é o menos nocivo para o planeta, mas não é assim tão bom para a saúde.