Sábado – Pense por si

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Justa Causa

Gritos surdos na esperança de viver

Relembro como se fosse hoje o dia em que há trinta um anos acompanhei a primeira vítima de violência doméstica a um posto da GNR da margem sul. Uma mulher vítima recorrente de agressões físicas e psicológicas. O militar da GNR que nos recebeu apressou-se a recomendar uma melhor ponderação.

Talvez crónica

Foi a última vez?

A vida, ao contrário do que nos querem fazer crer, não é feita de grandes momentos. É feita de um amontoado de primeiras e últimas vezes, tão bem misturadas que só com sorte é que descobrimos as costuras. E se a última vez passou sem aviso, então que assim seja.

Como superar a menopausa

A menopausa não precisa de ser um drama, apesar de poder durar quase uma década e de ter mais de 100 efeitos secundários associados ao processo. E ainda: a autora que denuncia os crimes de Putin contra as mulheres; a vida do guionista Rui Vilhena; uma caminhada com o ator Lucas Dutra.

Bons costumes

Faz-nos falta um corcunda

Menos atenção têm merecido barbaridades do vulgo, como a do concidadão que, irado com o processo de divórcio movido pela mulher, a violou, torturou, rapou-lhe o cabelo, arrancou-lhe as sobrancelhas e acabou por lhe cortar o dedo anelar com uma tesoura de poda.

Raquel Lito

Fernando Alvim: “Não sou um pateta alegre"

Tem um ginásio em casa e desloca-se de mota para todo o lado. A estrela da rádio e televisão, que tem hiperatividade, admite a relação difícil com o relógio: o tempo é escasso para tanta coisa. A propósito do novo livro e dos 50 anos, a SÁBADO acompanhou-o durante quatro dias. A maratona terminou horas antes da festa de aniversário, num palácio.

O regresso? a 100%...80%...60%...40%...

É muito significativo e com real impacto o número de atos processuais não realizados nos tribunais (cinco milhões) e diligências adiadas (sessenta mil), na sequência de sucessivas greves dos oficiais de justiça.

Raquel Ochoa
Raquel Ochoa

Mar humano em Barcelona

Por causa desta cena inesperada vivi um dos momentos fisicamente mais exigentes da minha vida.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente