Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
25 de setembro de 2024 às 18:00

Como superar a menopausa

A menopausa não precisa de ser um drama, apesar de poder durar quase uma década e de ter mais de 100 efeitos secundários associados ao processo. E ainda: a autora que denuncia os crimes de Putin contra as mulheres; a vida do guionista Rui Vilhena; uma caminhada com o ator Lucas Dutra.

A jornalista Lucília Galha acabou de fazer 40 anos, e para ela escrever sobre a menopausa foi algo "intimidante" - porque terá de passar pelo processo, que nem sempre é fácil. "Menopausa não é doença, mas pode ser mesmo uma transição difícil", admite, antes de revelar as boas notícias: o cérebro e o corpo acabam por se reajustar e muitos dos efeitos são reversíveis. A repórter falou com várias mulheres, que não tiveram pudor em descrever-lhe detalhes das suas vidas sexuais. E, como ela aprendeu, quebrar o tabu "pode ser terapêutico e prevenir muitas das complicações associadas à menopausa".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 1065
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.