O que é bom não é novo, o que é novo não é bom
A redução do número de estudantes a entrar para o ensino superior é, por isso, uma tragédia que importa solucionar.
A redução do número de estudantes a entrar para o ensino superior é, por isso, uma tragédia que importa solucionar.
As carruagens chegam às estações lotadas e os passageiros zangam-se. Relatos de quem assistiu à violência física e verbal, ou esteve prestes a desmaiar. O Governo promete agir.
A PJ está a notificar vários autarcas para os indiciar por crimes de recebimento indevido de vantagem e, eventualmente, corrupção passiva no caso das viagens aos EUA patrocinadas pela Microsoft. Presidente da autarquia de Braga já é arguido. Atual ministro Pedro Duarte, que terá estado na origem de convites quando era funcionário da empresa, garante que não recebeu qualquer notificação das autoridades.
E sem complexos, o presidente da câmara de oeiras foi à festa do PCP
Da mesma forma, acrescentou, o Governo também não está em condições de dizer que "todos os estudantes que concorreram a um curso no ensino superior vão ter alojamento a um custo comportável para as suas carteiras".
Dezenas de dirigentes e militantes socialistas ainda lideram setores-chave da Administração Pública. Quando exonera, Governo gere calendário das comissões de serviço para não pagar indemnizações.
Onde os ministros foram buscar os assessores? Uma antiga assessora de Sócrates está a trabalhar com Luís Montenegro e há quem passe diretamente do anterior para o atual Governo. E mesmo assim foi difícil compor os gabinetes.
Em véspera da entrega do Orçamento do Estado para 2024, André Pestana, do STOP, e Helena Terleira, do Médicos em Luta, avançam quais as medidas que esperam constar do documento.
Com os bancos portugueses a faturarem como não acontecia há anos, são cada vez mais as vozes que exigem que o Governo vá além dos alertas públicos sobre o comportamento da banca e tome medidas concretas para disciplinar o mercado.
Isaltino Morais dava um balde e uma esfregona a António Costa, Rui Tavares oferecia-lhe uma “visita guiada ao património devoluto do Estado”. Nuno Melo sugere nova “coelhinha anã fofinha” a Ventura e Inês Sousa Real um DVD de Ferdinando, o touro. Também há Memofante e Red Bull. Eles explicam porquê.
Para João Costa, o mar de gente que se viu junto ao parlamento de todas as idades, de todas as áreas do saber e de todo o País – é simplesmente mais uma vítima incauta de calúnias espalhadas em grupos do WhatsApp e do Facebook.
Perante as críticas do PSD, Fernando Medina voltou a negar qualquer corte nas pensões e a repetir que os pensionistas terão aumentos em 2022 e em todos os anos seguintes até final da legislatura "porque o PS não faz cortes em pensões em pagamento".
O novo Ministro da Saúde inicia funções confrontado com um conjunto de problemas instalados.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala da seca e dos seus efeitos nos incêndios florestais: as chamas estão mais fortes e os combatentes vêm de longe. Às vezes demoram sete horas a chegar ao local.
Só falta o aval do ministro das Finanças para 25 investigadores com vínculos precários conseguirem os seus contratos. Há quem salte de contrato em contrato ou de bolsa em bolsa sem vincular há 30 anos.
Não percebo qual é o problema de eleições antecipadas. Dizem os profetas da desgraça que não vêm em boa hora porque a pandemia, porque a bazuca da massa, porque a estabilidade. A democracia é mais importante que decisões avulsas.