Sábado – Pense por si

O manifesto dos 50 “on tour”

O denominado "manifesto dos 50" encontra-se atualmente em digressão para difusão das suas ideias para a Justiça, e, em particular, sobre o Ministério Público, tendo publicado um conjunto de textos que demonstram claramente o que pensam e que tipo de mudanças defendem. 

Lusa

Liu Jiakun vence Prémio Pritzker de Arquitetura

"Escrever romances e praticar arquitetura são formas distintas de arte, e não procurei, deliberadamente, combinar as duas. No entanto, talvez devido à minha dupla formação, existe uma ligação inerente entre eles no meu trabalho", afirma o arquiteto chinês.

Pedro Henrique Miranda

Vinhos à prova: aqui, aprender é um prazer

A partir de outubro, as vindimas dão lugar às provas. Estes são os melhores bares e garrafeiras para beber bons vinhos e terminar o ano a saber muito mais do que quando começou.

Caderno de Significados

Um ataque à democracia

Este episódio não justifica o coro de virgens ofendidas que anda por aí a clamar contra a “criminalização da política”, um “ataque à democracia” e outras patetices parecidas. Muito menos justifica a ofensiva vindicativa contra o Ministério Público.

Marco Alves

Operação Babel: as ligações de Manuel Pizarro em Gaia

Entre 2013 e 2017, a empresa municipal que o atual ministro da Saúde dirigia adjudicou €2,8 milhões ao pai de Patrocínio Azevedo, vice da câmara de Gaia agora detido por suspeitas de corrupção. Diz à SÁBADO desconhecer o parentesco.

Paulo Vila

Na empresa de José Teixeira há botox grátis... e um Vhils

Começou a trabalhar aos 6 anos e hoje, aos 63, lidera uma empresa com 2.700 trabalhadores – incluindo um que passa os dias a tratar de uma burra. Na DST há 2 mil obras de arte e uma natalidade que é o dobro da média nacional.

Débora Calheiros Lourenço

SNS ou Igreja, quem deve dar apoio psicológico às vítimas de abusos sexuais?

O SNS tem falta de psicólogos e muitos meses de espera por consultas. Já a Igreja é vista como protetora dos agressores e as vítimas têm dificuldades em conseguir confiar na instituição. A SÁBADO falou com a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos sobre as hipóteses existentes.

Paulo Vila

O império que começou com limonadas

Ganhou e perdeu muito dinheiro até, por vezes, ficar sem nenhum. “Só me arrependeria se olhasse para trás insatisfeito”, desabafa. Terá aprendido com os erros. Descobriu Portugal e, hoje, é um dos maiores investidores imobiliários do País, dono dos franchisings da Huawei e Xiaomi. A história de Elad Dror já quase dá um filme. Com milhões e limões!...

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h