A SÁBADO faz 21 anos
Parabéns a si, caro leitor, cara leitora, por estes 21 anos da nossa revista. É por si que estamos aqui, todos os dias, a toda a hora, nas mais diversas plataformas.
Parabéns a si, caro leitor, cara leitora, por estes 21 anos da nossa revista. É por si que estamos aqui, todos os dias, a toda a hora, nas mais diversas plataformas.
A história ensina, e a política comprova, que o poder é efémero por natureza. No entanto, surpreendentemente, muitos daqueles que o exercem tendem a esquecê-lo. Uns agem como se fossem insubstituíveis. Outros confundem o cargo com a pessoa.
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
O pesadelo começou há sete meses e só tem vindo a piorar. Andreia Pereira tem uma dívida de milhares de euros em água que nunca gastou. Ela e a filha, de 13 anos, vivem rodeadas de lixo, num filme de terror, com ameaças e insultos constantes.
O jornalista e escritor é autor do segundo volume dos Retratos Políticos, dedicado a António de Spínola, "figura fundamental" para compreender o 25 de Abril.
Cerca de 5% dos portugueses é sobrevivente de cancro, mas vive com fadiga extrema, problemas de memória e dor crónica. Para eles, abriu agora uma unidade médica especializada.
Putin, para o enviado de Trump, “não é mau tipo”, é até “gracioso e brilhante”. A Ucrânia, para a atual administração americana, “é um país falso”. E ainda há quem duvide da preferência de Trump por Putin em relação a Zelensky? Primeira decisão prudente: perder as ilusões sobre o que possa vir de Washington.
Chama-se monstro de gila e foi graças ao seu veneno que se descobriram as revolucionárias injeções. As suas glândulas têm uma hormona que estimula a secreção de insulina e atrasa a digestão.
Miguel descreveu como, durante o estágio no tribunal há vinte anos, ele e Teresa tinham desenvolvido o hábito de trocar cartas - primeiro sobre processos, depois sobre sonhos e aspirações, e finalmente sobre amor. Era uma história de amor proibido, crescendo nas sombras do sistema judicial.
Hadi Nazari perdeu-se ao fazer um trilho na Austrália. Encontrou duas barras dentro de um abrigo e foi bebendo água de rios e riachos.
A última polémica do ano velho deu cabo da grande reforma do Ano Novo. Nem a bem nem a mal, ninguém nos civiliza.
Há quase sete anos que Delfina Lopes luta para retirar Vânia Lopes e as suas duas filhas, de 8 e 7 anos, de um campo de detenção na Síria. À SÁBADO garante que estava tudo tratado com o anterior governo para as trazer para Portugal mas que o atual executivo parou o processo. O Ministério dos Negócios Estrangeiros liderado por Paulo Rangel desmente esta versão e garante que o caso está a ser acompanhado.
Sob a capa de uma diretiva europeia, Sánchez, com correligionários e a sua própria mulher sob investigação, tem procurado meter o nariz no pluralismo dos meios de comunicação social. Por cá, também conhecemos há muito esse tipo de pressões sobre os jornalistas.
O Presidente pode ter inclinações autoritárias. Mas a sua vontade não é totalitária: não consegue abarcar toda a cadeia alimentar até ao mais humilde vilarejo. Há sempre governos estaduais, locais, regionais, distritais.
A Fundação Ricardo Espírito Santo Silva sobrevive com apoio público desde o fim do BES, mas se fechar o património reverterá para a família. Estatutos de 1953, blindados, dificultam a gestão. O maior mecenas, a Santa Casa, está a repensar o apoio. A Câmara de Lisboa vai pedir parte do dinheiro de volta.
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.