Sábado – Pense por si

João Miguel Tavares escreveu um livro sobre a ascensão de Sócrates ao poder e o País que a permitiu
Maria Henrique Espada

João Miguel Tavares: “Temo que seja possível outro Sócrates”

“Estava tudo à vista” quando o ex-primeiro-ministro foi eleito e reeleito e escreveu um livro a demonstrá-lo. Garante que não está obcecado com ele – o País é que não pensa o suficiente no caso Sócrates e mantém o padrão do deixar passar, até com o atual primeiro-ministro. Fez o retrato de uma “personagem fascinante” que – esqueçam Ventura – pôs mesmo em causa o Estado de direito. O PS fez-se cego e ainda há socráticos por aí. “Deixa-me embasbacado.”

José e Miguel Raposo, pai e filho, na nova peça "Os Raposos 3027"
Gonçalo Correia

Os Raposos num reality show entre passado e futuro

"Os Raposos 3027" é a primeira criação conjunta para palco de José Raposo com os filhos Miguel e Ricardo. Um espetáculo sobre a família, a memória, o teatro e o futuro, para ver no Variedades.

As atrizes Margaret Qualley   (A Substância), à direita, e Aubrey Plaza (Meu Eu do Futuro), à esquerda, em Honey Don’t
Nuno Miguel Guedes

"Honey Don't": Um bom conselho

No novo filme de Ethan Coen, Margaret Qualley dá vida a uma detetive. O segundo filme de Ethan sem o irmão, Joel, estreia esta quinta-feira nas salas. O que podemos esperar dele?

Lusa

Paul Lynch, desinformação e IA no Festival 5L

Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.

Ana Leal

Repórter SÁBADO. Mãe e filha reféns na própria casa

O pesadelo começou há sete meses e só tem vindo a piorar. Andreia Pereira tem uma dívida de milhares de euros em água que nunca gastou. Ela e a filha, de 13 anos, vivem rodeadas de lixo, num filme de terror, com ameaças e insultos constantes.

"Putin não é mau tipo, a Ucrânia é um país falso"

Putin, para o enviado de Trump, “não é mau tipo”, é até “gracioso e brilhante”. A Ucrânia, para a atual administração americana, “é um país falso”. E ainda há quem duvide da preferência de Trump por Putin em relação a Zelensky? Primeira decisão prudente: perder as ilusões sobre o que possa vir de Washington.

Lucília Galha

O lagarto que criou o Ozempic

Chama-se monstro de gila e foi graças ao seu veneno que se descobriram as revolucionárias injeções. As suas glândulas têm uma hormona que estimula a secreção de insulina e atrasa a digestão.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana