UE e Reino Unido: virar de página
Neste processo de reconciliação entre europeus e britânicos há, pelo menos, dois riscos: o Presidente Trump e política doméstica em Inglaterra.
Neste processo de reconciliação entre europeus e britânicos há, pelo menos, dois riscos: o Presidente Trump e política doméstica em Inglaterra.
Para já, face ao ano passado, este número representa uma descida de votos que não elegeram nenhum deputado.
Os 12 partidos sem assento parlamentar estiveram a debater na RTP. Alguns com moderação, outros aos gritos.
A IL pede votos para ter influência real na governação. Acordo com a AD só com reforma do Estado, alívios fiscais, mexidas na habitação - e, ainda, um escrutínio prévio sobre a Spinumviva. Musk e Milei não são modelos.
Os eleitores dos territórios do interior a são os mais prejudicados.
A confiança faz-se e depende destas duas dimensões: competência e ética. Tanto a pública, quanto a privada.
Tal como Luís Montenegro apenas se pode queixar de si próprio, também os portugueses e as portuguesas apenas se podem queixar deles e delas próprios/as e das suas escolhas.
As polémicas em torno de Montenegro ditaram uma queda nas intenções de voto na AD, mas continua a ser o partido que reuniria mais votos se o País fosse hoje a eleições. Chega tem a maior queda.
Dois candidatos ao Conselho Municipal de Galt ficaram empatados e só havia um lugar, o desempate ficou decidido com a utilização de palhinhas. No entanto no final os dois vão ser colegas.
Sofia Pereira que em novembro oficializou a sua candidatura à liderança da JS venceu as eleições com 198 votos, mais 60 que o adversário, Bruno Gonçalves, que obteve 138 votos. Há 18 anos que não havia mais do que um candidato nestas eleições.
O principal trunfo de Gouveia e Melo é a nostalgia. Com os serviços públicos pelas ruas da amargura, os portugueses lembram-se de um tempo em que o Estado não lhes faltou. E Gouveia e Melo, ao leme da vacinação, foi o rosto dessa eficácia.
Presidente norte-americano fez a sua primeira intervenção, desde a votação que ditou a derrota de Kamala Harris e a vitória de Donald Trump.
Imorais, desonestos e pouco inteligentes. É assim que, mutuamente, democratas e republicanos se veem em estudos de opinião. E ambos olham para a vitória do adversário como uma derrota existencial.
A sua newsletter de quarta-feira.
Luís Graça, deputado do PS, é um dos observadores portugueses nas eleições norte-americanas. Em Nova Iorque, assiste a um ambiente de tranquilidade, alta mobilização (até às seis da manhã) e um robusto sistema eleitoral — até com tradutores russos nas assembleias.
No caso de Donald Trump e Kamala Harris empatarem, existem mecanismos para assegurar a escolha de um presidente. E nesse caso, Trump tem vantagem.