Sábado – Pense por si

Glossário da Vida Moderna 2

Quando as condutas são deploráveis e negativas, a maioria das pessoas prefere os termos de forte expressividade e de forte carga emocional, que vão directas ao assunto e têm um grande poder de síntese.

3
Pedro Marta Santos

A pélvis de Elvis (ou será a de Baz?)

O autor de 'Moulin Rouge!' experimenta o registo biográfico de um músico, em voga desde 'Bohemian Rhapsody', sobre Freddie Mercury. O seu filme sobre o rei do rock’n’roll estreia esta semana.

O moralista

Fingir orgasmos

Uma das mulheres a rir-se, foi a princesa Diana. Sentada ao lado de Billy Crystal, sussurrou-lhe que “não me rio mais alto porque estão todos a olhar para mim”. Mais tarde, pediu que a longa-metragem fosse projetada em Buckingham para que ela e as amigas se pudessem divertir à vontade. É a força imortal dos orgasmos falsos.

Ao redor...

Sonhar

E porque, como seres humanos que somos, procuramos, invariavelmente, um outro "eu", sonhar é voar, projectando-nos. Permitindo que nos experimentemos, que nos rejeitemos e rejeitemos outras e outros.

6
Eduardo Dâmaso

As melhores dicas para passar férias em Espanha

Tem comida, natureza, arquitetura e história. Ainda por cima a preços acessíveis. Das praias de água cristalina da Galiza, à arquitetura de Castela e Leão, passando pelo vinho da Extremadura e pelos petiscos da Andaluzia.

Caderno de Significados

O mundo é o estreito de Gibraltar

Em Itália, atiçam-lhes cães nas praias. São alvos da raiva e da chacota colectiva. Em Portugal são fantasmas, totalmente ausentes do debate público. Todos os dias o estreito é feito de camadas de sobrevivência e as praias do lado de cá corporizam uma sociedade e um mundo totalmente inacessíveis aos que vêm do outro lado do grande mar.

Fernando Madaíl

Sangue, euforias e miséria

Um tiro de um solitário em Sarajevo mergulhou o mundo numa guerra tão sangrenta como não havia memória. Uma quinta-feira em Wall Street foi o início da crise que originou multidões de famintos.

Opinião

Defesa civil: certezas e dúvidas

Há quem, nos partidos, só veja em Pedrógão um tabuleiro de xadrez. E existe quem, no Estado e fora dele, se procure desprender de facções, para descobrir a verdade. Não por vingança cega, mas pela justiça esclarecida. Precisamos de uma unificadora defesa civil

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana