Sábado – Pense por si

Sangue, euforias e miséria

Fernando Madaíl 05 de março de 2018 às 18:40

Um tiro de um solitário em Sarajevo mergulhou o mundo numa guerra tão sangrenta como não havia memória. Uma quinta-feira em Wall Street foi o início da crise que originou multidões de famintos.

Gavrilo Princip ganhou o direito à imortalidade com um só tiro de pistola, como se percebe no volume da História do Século XX TIME oferecido com a próxima edição da SÁBADO. O jovem bósnio poderia ser um mero rodapé da História, igual ao que ocupam os que, antes desse dia 28 de Junho de 1914, assassinaram dois presidentes americanos, outro francês, um czar russo, um xá persa, um rei italiano, outro grego, uma imperatriz austríaca, um casal real sérvio, um monarca português. A diferença é que este disparo em Sarajevo desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.