Governo prepara salário mínimo de 970 euros em janeiro
Aumento de 50 euros fica aquém do ritmo exigido pela meta que ficou definida para o final da legislatura, e obrigará a um salto nos próximos dois anos.
Aumento de 50 euros fica aquém do ritmo exigido pela meta que ficou definida para o final da legislatura, e obrigará a um salto nos próximos dois anos.
Salário mínimo nacional terá aumento de 50 euros em janeiro de 2027, fixando-se nessa altura nos 970 euros.
Patrões não veem razões "plausíveis" para o reforço do salário mínimo que as centrais sindicais reivindicam.
Há dioceses ricas, como o Patriarcado, com receitas de 3 milhões de euros; muitos lucros e salários até aos 3 mil euros em Fátima; e 24 milhões em fundos no Opus Dei. Mas também há padres que vivem com o salário mínimo e quem tente sobreviver às dívidas. O segredo e a opacidade são a regra, contrariando as novas indicações de Roma.
Ministro das Finanças entregou esta quinta-feira a proposta do Orçamento do Estado para 2027. Do salário mínimo ao IMT Jovem, estas são as principais medidas previstas pelo Governo.
O salário mínimo nacional fixa-se atualmente nos 920 euros.
A UGT realçou ainda o "combate à precariedade e promoção de emprego estável, de qualidade e com salários adequados".
CGTP acredita que meta dos 1.100 euros é alcançável no próximo ano.
Lembrando que o atual acordo tripartido prevê que o salário mínimo nacional suba dos atuais 920 euros para 970 euros, Mário Mourão considerou que essa meta é insuficiente.
Revisão do aumento do salário mínimo não está, no entanto, prevista neste momento.
A atualização do salário mínimo deverá ser um dos temas abordado na reunião.
A líder da bancada comunista referiu que o seu partido não ignora as consequências no aumento do preço dos combustíveis resultantes da "agressão por parte dos Estados Unidos ao Irão".
Secretário-geral defende que a base remuneratória da administração pública tem que "continuar a ser aumentada, afastando-se naturalmente do salário mínimo nacional".
A seleção não aconteceu no domingo. Aconteceu no 10.º ano, na escolha da via profissionalizante, na família que não paga explicações, no quarto arrendado em Lisboa ou no Porto que pode custar mais do que um salário mínimo. Quando os resultados saem, o filtro já funcionou há muito.
Maria do Rosário Palma Ramalho recorda que, sem esse acordo, mantém-se o valor acordado entre as partes e subscrito pelo Governo.
O acordo em vigor prevê aumentos anuais de 50 euros anuais para atingir 1.020 euros em 2028, mas o programa eleitoral deste executivo estabelecia como objetivo o valor de 1.100 euros brutos em 2029.